Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

3 dicas simples para Renegociar as Dívidas da sua Empresa

Renegociar as Dívidas da sua Empresa

O ano de 2020 nem bem começou e já está se mostrando um tanto quanto “atípico”. Em meio ao retorno do crescimento econômico após uma fase de recessão, o país se vê às voltas para tentar contornar os estragos financeiros ocasionados pela pandemia do novo coronavírus. 

Assim, a realidade de grande parte das empresas, pequenas ou grandes, é sobreviver no mercado empresarial e não deixar o caixa no vermelho. A renegociação de dívidas empresariais, certamente, é uma estratégia para alcançar esse objetivo, além de evitar demissões e maiores perdas de patrimônio.

Sabendo da sua necessidade de enxergar uma luz no fim do túnel, a ZR Consultoria Financeira preparou este artigo com dicas muito valiosas para você, pequeno, médio ou grande empreendedor. Confira!

Renegociação de dívidas empresariais: por que apostar nisso?

Antes de explicar alguns “pulos do gato” para você renegociar suas dívidas com sucesso, é fundamental abordar a importância do processo de renegociação.

Com tantos anos de experiência no mercado financeiro, os consultores da ZR sabem que muitos empreendedores ficam “arrepiados” quando o termo “renegociação de dívidas” é mencionado. 

Esse pânico, certamente, tem seus embasamentos. De fato, quando não há conhecimento técnico financeiro o suficiente para renegociar uma dívida, a tendência é que o devedor sempre saia no prejuízo. 

Além disso, a renegociação de dívidas empresariais está muito ligada ao acréscimo de juros, avolumando o valor total de um montante a ser pago.

Contudo, mesmo em um cenário que parece – só parece – jogar contra a quitação das pendências, vamos mostrar que colocar as contas em dia é mais fácil do que você imagina. 

Dica 1 – Avalie contratos com os fornecedores

O primeiro passo antes de procurar seu credor para renegociar pendências financeiras é analisar os contratos de financiamento já firmados. Assim, de posse dos documentos,  certifique-se de que não há irregularidades, incluindo taxas abusivas e outras cobranças indevidas.

Havendo alguma irregularidade, cabe denúncia ao Banco Central e aos órgãos defensores. Essa, sem dúvida, é uma medida importante, de modo que você possa iniciar a renegociação com maior amparo jurídico. 

Dica 2 – Tente chegar ao melhor acordo para você

Pense bem. Você tem uma dívida em banco ou em instituição financeira que deve ser saldada assim que houver condições para tal. Mas não tome nenhuma iniciativa sem antes avaliar se o acordo está realmente bom para ambas as partes. 

Na renegociação, o banco enviará um documento onde constam as condições de pagamento, com opções de parcelamento da dívida ou de quitação à vista. Neste momento, lembre-se de que você não é obrigado a aceitar a primeira proposta enviada. 

Então, analise com cuidado com uma das cláusulas e, se achar por bem, faça uma contraproposta. O valor de parcelamento da dívida precisa caber no seu bolso, caso contrário, o problema só aumenta. 

Dica 3 – Busque uma empresa de consultoria que possa te auxiliar na renegociação de dívidas!

Se mesmo com essas dicas você ainda tem dúvidas e dificuldades em renegociar pagamentos e fazer uma análise mais aprofundada da saúde financeira de sua empresa, a solução pode estar em uma empresa de consultoria financeira. 

Uma consultoria de finanças, a exemplo da ZR Consultoria Financeira e Econômica, possui experiência comprovada para te ajudar a negociar sua dívida empresarial. A ZR tem um olhar mais minucioso sobre contratos e sobre a própria capacidade do empreendedor de saldar as dívidas.

Renegocie suas dívidas com a ajuda dos especialistas da ZR. Fale conosco!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.