Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

76% das empresas com Simples Nacional pagam mais impostos do que deveriam

empresas com Simples Nacional pagam mais impostos

Gerir uma empresa Simples Nacional e levá-la ao sucesso demanda tempo e foco em questões que vão além da produtividade e dos lucros. O setor de gestão de custos, por exemplo, tem forte impacto no gerenciamento empresarial, haja vista que é esse o setor responsável por definir o escopo de obrigações fiscais

As obrigações fiscais, aliás, são tema de uma pesquisa recente, que avaliou 3.253 corporações de todas as regiões brasileiras, a fim de analisar o perfil das empresas que acabam pagando mais impostos do que deveriam. 

E, certamente, pagar impostos a mais não é um bom negócio – ainda mais para os pequenos empresários, certo? Então, fique por dentro desse assunto neste artigo da ZR Consultoria Financeira!

Pagamento de impostos: dados sobre a pesquisa 

Das 3.253 incluídas no levantamento, 1813 estão enquadradas no regime do Simples Nacional – representando 76% das companhias reunidas na amostra – e 1440 estão encaixadas nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido.

Para fazer o estudo, foram averiguados documentos contábeis dos últimos cinco anos de todas as empresas, levando em conta o regime de tributação de cada uma delas. Depois da ampla análise, o que se viu foram dados alarmantes. 

Veja os resultados:

  • 95% das empresas enquadradas no Lucro Real e Lucro Presumido pagaram mais impostos do que suas obrigações fiscais impõem; 
  • No Simples Nacional, 76% das pequenas e médias empresas também pagaram impostos a mais. Um montante que poderia ser direcionado para o fluxo de caixa, auxiliando na sustentação da empresa. 

No caso dos empresários do Simples Nacional, o desconhecimento das alterações na legislação tributária foi um dos fatores responsáveis pelo “prejuízo” nas contas. Mas como resolver uma questão importante como essa? A revisão tributária é uma solução eficiente para qualquer empresa. 

Revisão tributária para adequar o pagamento de impostos

Por conta de uma legislação tributária brasileira complexa e que passa por atualizações constantes, muitos empresários não pagam seus tributos devidamente e não fazem uma revisão tributária.

Com base na revisão tributária – que é um procedimento preventivo – os empreendedores evitam problemas e surpresas desagradáveis na Receita Federal, além de poderem recuperar créditos já pagos a mais nos últimos 5 anos.

Vale lembrar que essa revisão deve ser executada por um profissional especializado, que esteja atualizado sobre as mudanças fiscais e tributárias e que possa traçar um panorama geral sobre a gestão de custos em sua empresa.

Para isso, conte com a ZR Consultoria Financeira e Econômica!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Fale com Consultor Financeiro whatsapp