Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

76% das empresas com Simples Nacional pagam mais impostos do que deveriam

empresas com Simples Nacional pagam mais impostos

Navegue por tópicos!

Gerir uma empresa Simples Nacional e levá-la ao sucesso demanda tempo e foco em questões que vão além da produtividade e dos lucros. O setor de gestão de custos, por exemplo, tem forte impacto no gerenciamento empresarial, haja vista que é esse o setor responsável por definir o escopo de obrigações fiscais

As obrigações fiscais, aliás, são tema de uma pesquisa recente, que avaliou 3.253 corporações de todas as regiões brasileiras, a fim de analisar o perfil das empresas que acabam pagando mais impostos do que deveriam. 

E, certamente, pagar impostos a mais não é um bom negócio – ainda mais para os pequenos empresários, certo? Então, fique por dentro desse assunto neste artigo da ZR Consultoria Financeira!

Pagamento de impostos: dados sobre a pesquisa 

Das 3.253 incluídas no levantamento, 1813 estão enquadradas no regime do Simples Nacional – representando 76% das companhias reunidas na amostra – e 1440 estão encaixadas nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido.

Para fazer o estudo, foram averiguados documentos contábeis dos últimos cinco anos de todas as empresas, levando em conta o regime de tributação de cada uma delas. Depois da ampla análise, o que se viu foram dados alarmantes. 

Veja os resultados:

  • 95% das empresas enquadradas no Lucro Real e Lucro Presumido pagaram mais impostos do que suas obrigações fiscais impõem; 
  • No Simples Nacional, 76% das pequenas e médias empresas também pagaram impostos a mais. Um montante que poderia ser direcionado para o fluxo de caixa, auxiliando na sustentação da empresa. 

No caso dos empresários do Simples Nacional, o desconhecimento das alterações na legislação tributária foi um dos fatores responsáveis pelo “prejuízo” nas contas. Mas como resolver uma questão importante como essa? A revisão tributária é uma solução eficiente para qualquer empresa. 

Revisão tributária para adequar o pagamento de impostos

Por conta de uma legislação tributária brasileira complexa e que passa por atualizações constantes, muitos empresários não pagam seus tributos devidamente e não fazem uma revisão tributária.

Com base na revisão tributária – que é um procedimento preventivo – os empreendedores evitam problemas e surpresas desagradáveis na Receita Federal, além de poderem recuperar créditos já pagos a mais nos últimos 5 anos.

Vale lembrar que essa revisão deve ser executada por um profissional especializado, que esteja atualizado sobre as mudanças fiscais e tributárias e que possa traçar um panorama geral sobre a gestão de custos em sua empresa.

Para isso, conte com a ZR Consultoria Financeira e Econômica!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é