Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

A mão pesada do estado no desenvolvimento da economia

amao

A questão da deficiência econômica do Brasil não é assunto atual. Sofremos com a má administração do país a séculos; rios de dinheiros são retirados dos cofres públicos, com frequência para cobrir erros de gestão, escândalos de corrupção e decisões equivocadas que sempre afetam nosso bolso.

Um dos vários vieses desse problema econômico são os monopólios nacionais, como os casos dos Correios e da Petrobras.

As problemáticas das Estatais:

Os Correios são um exemplo de estatal que perde sistematicamente a credibilidade, com greves constantes, atrasos nas postagens e nos salários dos funcionários. Isso para não falar nos equipamentos sucateados e os preços altos para os envios. O balanço é fechado em prejuízos bilionários com o decorrer dos anos.

Com tantas mazelas e ineficiências de uma empresa que é proibido concorrência quem sofre é a população. Mesmo que se busquem outros caminhos, infelizmente muitos serviços são monopolistas.

A Petrobras que está ligada a tantos casos de corrupção sendo esse um dos fatores que mais quebram suas estruturas e geram o encarecimento de seus produtos, como o litro de combustível, reflete diariamente no bolso dos brasileiros.

E, se tratando desse desvio de dinheiro, a questão é: Se o Estado é o regulamentador soberano do Direito Brasileiro quem irá controlá-lo?

Um possível caminho:

Muitos economistas acreditam que para fomentar a economia Brasileira os processos de privatização seriam um possível caminho. Foi o que ocorreu na década de 90. Empresas como a Embraer após a privatização melhoraram a qualidade de seus serviços e com o tempo aumentaram o número de seus empregados.

“A privatização trouxe melhoria de serviços, redução da dívida pública e crescimento de vários setores, antes tolhidos por serem estatais”, afirma o economista Armando Castelar Pinheiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em entrevista a revista Exame, em 2011.

O que fica notório é que, livre do controle absoluto do Estado e das influências políticas, antigas estatais conseguem reverter seus resultados negativos. Elas traçam planos claros de crescimento, modernizam sua gestão e abrem espaço para crescer no mercado. A concorrência que é gerada nesses segmentos passa a oferecer serviços com diferenciais e preços mais baixos.

O benefício da consultoria Financeira nas empresas:

O problema dos Monopólios no Brasil é que fica claro que não há um plano econômico definido. Ocorrem crises institucionais, a população fica a mercê de prejuízos e muitas multinacionais na dúvida se continuarão no país. Isso gera variações na bolsa e dificulta investimentos, afetando os empresários e a população em geral.

Com uma política tão incerta que gera conflitos econômicos, ter o suporte de uma empresa de consultoria empresarial é ideal. É o apoio necessário para tomar decisões certas. A consultoria fará análises econômico- financeira abrangentes que apontam sempre os melhores caminhos para as estratégias financeiras a serem seguidas pela empresa.

A ZR Consultoria com seus 15 anos de resultados comprovados é referência de ética e comprometimento. Entre em contato e veja diferenciais e soluções customizadas.


Entre em contato


Voltar para o blog

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial