Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Abertura de empresa: passo a passo para iniciar o seu negócio

Abertura de empresa passo a passo para iniciar o seu negócio

Navegue por tópicos!

Está pensando em fazer abertura de empresa? Essa decisão certamente é muito importante e positiva, uma vez que empreendimentos abertos significam mais produção e crescimento para o país. 

No entanto, o processo de abertura de empresa no Brasil é bastante burocrático, exigindo do empreendedor atenção aos documentos exigidos e prazos. Por isso, muitos deles escolhem contar com a orientação de uma consultoria financeira

Assim, evitam-se erros e perda de tempo! Além disso, sabendo que você pode estar neste grupo de novos empreendedores, a ZR Consultoria elaborou este artigo, contendo dicas importantes. 

Então, confira o passo-a-passo, em detalhes, de como abrir seu próprio negócio! 

Abertura de empresa MEI ou Micro Empresa?

Se você pretende abrir uma MEI (Microempreendedor Individual), o processo é bem mais simples. Primeiramente, você acessa o Portal do Empreendedor, um site do governo federal que oferece todas as informações necessárias para conseguir seu CNPJ como MEI.

A abertura, então, é feita pelo próprio site, onde você consegue emitir seu Certificado como Microempreendedor Individual. Contudo, para quem pretende abrir uma micro empresa como ME, Eireli ou outros, os procedimentos são outros. Veja quais são:

1º. Passo: Busque um contador especializado

Um contador experiente pode ajudar nessa fase inicial. Ele irá, portanto, ser o responsável por organizar documentos,  encaminhá-los aos órgãos responsáveis e conferir toda parte legal da abertura do negócio. 

2º. Passo: Contrato Social

De forma simples, o contrato social é um documento que estabelece a participação de capital de cada um dos sócios. Além disso, por meio do contrato social, é possível  definir as atividades da empresa e a participação societária. 

A próxima fase é a checagem da disponibilidade do nome escolhido para o negócio e seu objeto social. Somente após a verificação disso é que o documento segue para elaboração, reconhecimento em cartório e assinatura por um advogado.

3º. Passo: Escolha da natureza jurídica

A segunda etapa é uma das mais importantes, pois ela vai definir o quanto sua empresa vai pagar de taxas e impostos.  

Existe a opção de enquadramento no Simples Nacional, que é um regime jurídico excelente para reduzir alíquotas de tributos. Do mesmo modo, o Simples Nacional ajuda a simplificar a forma de pagamento dos tributos junto aos órgãos do Fisco.

4º. Passo: Registro na junta comercial

O registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do respectivo estado onde o empreendimento se fixa é o que oficializa a abertura da empresa.

Esse registro, aliás, deve ocorrer antes da obtenção do CNPJ, sendo um requisito relevante para dar andamento ao processo de legalização da empresa. 

5º. Passo: Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é o principal documento obtido no município. Ele é a autorização que possibilita a sua empresa abrir as portas de forma legal.

Assim, para conseguir o alvará, é necessário comprovar na prefeitura da sua cidade que sua empresa possui os requisitos exigidos por lei para exercer a atividade escolhida. 

Essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.

6º. Passo: Inscrição estadual

Diversos estados brasileiros apresentam um convênio com a Receita Federal, e isso favorece a obtenção da inscrição estadual pela internet. Você precisa apresentar o seu CNPJ, por meio de um cadastro único.

7º. Passo: Licenças nos órgãos de regulação municipais e estaduais

Dependendo do seu ramo de atividade, você vai precisar providenciar as autorizações dos órgãos de vistoria, a fim de conseguir o alvará de funcionamento. 

Empresas de alimentação, medicamentos e cosméticos, por exemplo, necessitam de licença sanitária. Já empresas com atividades industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, entre outras, devem obter a licença ambiental. 

Conforme você pode observar, são muitos detalhes e documentos. Por isso, se você deseja otimizar tempo e realizar todos esses passos do modo correto e sem riscos de erros, conte com a experiência da ZR Consultoria! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é