Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Alta da Inflação: Impacto na retomada do crescimento das empresas

Alta da Inflação Impacto na retomada do crescimento das empresas

Navegue por tópicos!

A pandemia de COVID-19 trouxe problemas extras para a população mundial, em especial, para a população brasileira. Com o Coronavírus, vieram também os fechamos de empresas, a econômica e a alta da inflação

Nos últimos dois anos, os empresários viveram dias de muitas incertezas em um cenário de difícil prognóstico. Produzindo menos, vendendo menos e precisando conter gastos, muitos empreendedores tiveram que rever suas estratégias de gestão. 

Enquanto alguns setores até foram beneficiados em meio à crise, outros se viram fortemente prejudicados pelo aumento dos insumos. Com combustível e energia elétrica mais caros pela alta da inflação, o preço do produto final também sofreu impactos. 

Retomada do crescimento ficou mais difícil? 

Muitos empreendedores aguardaram ansiosos pela possibilidade de retomada econômica,  passada a pior fase da pandemia. 

No entanto, o que se observa é uma onda de consequências financeiras negativas para o país, o que reduz ainda mais o poder de compra dos consumidores. 

Se o encarecimento de insumos eleva o preço do produto final, e o consumidor não pode gastar mais do que gastava antes, a solução para muitos empresários tem sido rever a gestão empresarial.

Como as empresas podem agir em um momento de menor lucratividade?

Em determinados setores, as companhias tiveram uma redução de produtividade e lucros, mas não tiveram seu fluxo de caixa totalmente afetado. 

Já outras empresas, principalmente as que não possuíam reservas financeiras, foram amplamente impactadas. Assim, os empresários buscaram como primeira saída para o problema a renegociação de dívidas com fornecedores. 

De fato, esta é uma medida bem interessante, não apenas em momentos de crise, mas para qualquer empresa que necessite melhorar a gestão financeira do negócio. 

Portanto, é sempre válido rever contratos, tentar ampliar prazos de pagamento e reduzir taxas de multas e juros. 

Outras medidas para ajudar as empresas durante a alta da inflação

É nas horas de “aperto” que surgem as melhores e mais criativas ideias.  Se o controle da inflação não está nas mãos do empresariado brasileiro, outras ações estão.

Por exemplo, o gerenciamento mais eficiente do estoque. Quando a situação pede cautela, o mais recomendado é que os gestores revejam o estoque, priorizando produtos nacionais mais baratos. 

Além disso, adotar a estratégia dos descontos e promoções é sempre uma solução viável para atrair consumidores e não perder produtos – o que significa também perder dinheiro. 

Atenção aos financiamentos e taxas de crédito 

Apesar de prejudicial, a alta inflacionária atual pode ser um fator motivador para que as empresas aprendam a negociar.

De fato, nem todos os empreendedores possuem essa habilidade, mas ela é fundamental para gerir os negócios com eficiência. 

Então, aproveite para ir atrás de financiamentos que ofereçam melhores taxas de crédito. Avalie as propostas e não se deixe levar por contratos abusivos. 

Se necessário, conte com a orientação de uma empresa de consultoria financeira para tirar dúvidas e tomar boas decisões. 

Escolha do regime tributário mais adequado

Com a alta da inflação, verificar se o regime tributário escolhido para sua empresa é o mais adequado é muito importante. 

Em vários casos, as organizações estão enquadradas em uma natureza jurídica que não as beneficia. Por exemplo, uma empresa que está enquadrada no lucro real, no entanto, seu faturamento é indicado para a categoria de lucro presumido.

Até mesmo a queda no faturamento pode desenquadrar sua empresa de um regime tributário para outro, reduzindo o pagamento de impostos. 

Se você precisa de ajuda para realizar um novo planejamento financeiro ou necessita de consultoria sobre a área fiscal da sua empresa, fale com a ZR Consultoria Financeira! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é