Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Aprenda como gerir as finanças da sua empresa em tempos de crise

finanças empresariais

Mais um do que um desafio para a área de saúde mundial, a pandemia do novo coronavírus representa um desafio para as finanças empresariais

Possivelmente, você, assim como muitos empresários, gestores e empreendedores, estão reavaliando o planejamento financeiro empresarial elaborado no início de 2020. 

Isso é, de fato, um passo importante no redesenho de novas estratégias, que vão ajudar a contornar a queda nas vendas e nos lucros. Assim, é possível manter a saúde financeira da empresa e evitar um cenário desastroso de demissões e perdas escalonadas.

Para te auxiliar nesta tarefa minuciosa de traçar um novo planejamento, com novas metas e planos de contingência, a ZR Consultoria Econômica preparou este artigo. Aconselhamos a lê-lo até o fim, pois esperamos que este conteúdo seja muito útil para seus negócios!

Por que o planejamento financeiro empresarial é essencial em tempos de crise?

No blog da ZR, sempre publicamos conteúdos que abordam a importância do planejamento empresarial para conduzir os negócios de forma sólida e equilibrada.

Assim, nos momentos de crise, esse planejamento é tem importância ainda maior na gestão dos processos de negócios. Logo, isso se estende, principalmente, à gestão financeira. 

E vale destacar que não estamos falando de crise apenas por conta do novo coronavírus. Afinal, as crises e incertezas econômicas podem surgir por inúmeras razões – tanto externas (macroambiente) quanto internas (microambiente). 

Gestão financeira e indicadores econômicos

Uma boa gestão de finanças depende de controles financeiros e da análise com base em indicadores econômicos. Essas “ferramentas”, decerto, permitem avaliar se a empresa está saudável ou se há algum sinal vermelho. 

Portanto, mantenha alguns dados atualizados nesse controle, de forma que isso irá ajudar a traçar projeções de cenários para curto, médio e longo prazos. Então, neste controle, responda a questões como: 

  • Quanto a empresa vendeu este mês?
  • Minha empresa tem capital de giro?
  • Qual o lucro da empresas no último trimestre ou semestre?
  • Preciso repor meu estoque ou o estoque está parado?
  • Estou conseguindo manter o fluxo de caixa?

Detalhamento de despesas

Do mesmo modo que você precisa saber quanto dinheiro tem em caixa, é fundamental conhecer todas as despesas fixas e variáveis mensais. Sendo assim, faça um levantamento das despesas por um período de dois a três meses adiante, classificando as despesas de acordo com sua respectiva natureza. 

Prazos para pagamento e negociação com fornecedores

Revise seus contratos com fornecedores, dando maior atenção para os prazos de pagamento e incidência de multas ou juros. Além disso, tente renegociar dívidas com bancos, instituições financeiras e com fornecedores. 

Certamente esse é um caminho mais seguro para ter redução de juros ou maior prazo para quitar pendências. 

Repense sua estratégias de marketing

Em tempos de crise, fazer promoções, dar descontos no valor de produtos, oferecer frete grátis e criar combos atrativos são saídas para fatiar e manter o relacionamento com seus clientes. E, se possível, não leve o foco apenas para a oferta de produtos. 

O ideal é que seus clientes percebam o valor agregado que existe em seus serviços e produtos, o que torna suas ofertas essenciais para o cotidiano dos consumidores. 

E não esqueça! Poder contar com a experiência de uma consultoria de finanças especializada em planejamento empresarial faz toda a diferença em momentos de crise. E nós, da ZR Consultoria Financeira Empresarial estamos prontos para te ajudar e superar a crise ao seu lado.

Entre contato conosco!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.