Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Aprenda de forma simples como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal

como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal

Você está abrindo uma empresa ou já tem um empreendimento ativo?  Para quem não tem tanta experiência em gerenciar um negócio, alguns erros podem surgir no meio do caminho, principalmente erros relativos às finanças. 

Uma das regras mais importantes da boa gestão financeira para empresas é saber separar o que é capital da empresa e o que é seu dinheiro pessoal.  Mas, nesse quesito, muitos empresários se atrapalham e misturam ambos os montantes, o que prejudica o fluxo de caixa empresarial.

Como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal?

Então, para sanar algumas dúvidas e te ajudar a separar seu dinheiro pessoal do dinheiro da sua empresa, a ZR Consultoria Financeira vai te mostrar algumas dicas neste artigo. Continue lendo e aproveite nossas sugestões!

Defina seu pró-labore e outras retiradas

A primeira dica para manter a saúde financeira da sua empresa e ter suas contas domésticas organizadas é definir seu  pró-labore e outras retiradas mensais. Assim, tendo um valor já estabelecido, evita-se de realizar retiradas adicionais do caixa. 

Isso só deve acontecer se houver um planejamento criterioso e se o dinheiro for usado para contas da própria empresa. 

Não leve contas e boletos de casa para a empresa

Mantenha sempre suas contas separadas: boletos de casa são pagos em casa e por meio de sua conta pessoal. Do mesmo modo, boletos da empresa são pagas na empresa, com o caixa da organização. 

Contas correntes separadas

Procure ter dois tipos de conta corrente no banco, sendo uma conta física e outra jurídica. Essa é uma das melhores maneiras de saber quanto você guardado para despesas pessoas e quanto capital de giro sua empresa tem guardado em caixa. 

Além disso, os bancos oferecem benefícios e vantagens para as contas jurídicas, como isenção de taxas por alguns meses, facilidade de financiamentos e empréstimos e outros fatores que podem ajudá-lo a ampliar seus negócios no futuro. 

Utilize planilhas ou sistemas de gestão

Se você pode dispor de um pouco mais de dinheiro, procure um software de gestão empresarial que permite ter maior controle sobre as finanças. Mas vale lembrar que as planilhas de Excel também são válidas e muito úteis para uma gestão financeira bem eficaz. 

Busque orientação com uma consultora de gestão financeira

Está difícil separar o capital, mesmo que com todas essas dicas? Então a sugestão extra é: busque a consultoria de um profissional especializado, que poderá acompanhar os processos internos da sua companhia. 

A ZR Consultoria pode te auxiliar nessa jornada, que certamente fará sua empresa ser mais saudável e forte financeiramente

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor