Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Balanço patrimonial: Bens, dívidas e lucros. Saiba mais.

Balanço patrimonial

Navegue por tópicos!

Toda empresa, não importa seu tamanho e grau de faturamento, deve gerir muito bem suas dívidas, lucros e bens conquistados. Mas isso não é feito isoladamente e, sim, por  meio do controle do balanço patrimonial

Certamente você já ouviu falar muitas vezes em balanço patrimonial, mas talvez tenha dúvidas de como criá-lo e geri-lo de forma eficiente. 

Então, confira neste artigo da ZR Consultoria as melhores dicas para organizar o balanço da sua empresa e gerir melhor o seu patrimônio! 

O que é Balanço Patrimonial? 

Em resumo, é um documento ou relatório financeiro cuja função é apresentar a situação econômica e contábil de uma corporação. Para isso, o relatório considera um determinado período, que pode ser um mês, seis meses, até um ano. 

Ou seja, por meio desse demonstrativo financeiro e contábil, você conhece a realidade e saúde financeira do seu negócio. Logo, isso fornece ao gestor as ferramentas essenciais para tomar decisões estratégicas, como cortar custos e promover investimentos. 

O que o relatório contém?

O balanço é composto por três principais informações à respeito de um empreendimento: 

  • Ativos: são os bens e direitos da empresa;
  • Passivos: são as obrigações da empresa, aquilo que ela deve pagar; 
  • Patrimônio líquido: é a participação residual nos ativos da organização depois de descontados todos os passivos.

Portanto, o documento lista todos os bens, investimentos e recursos pertencentes à sua empresa. Além de ajudar muito a identificar todo o patrimônio acumulado ao longo do tempo, o relatório facilita a identificação das fontes de investimentos e recursos. 

Quais os benefícios de se fazer o Balanço Patrimonial?

Esta ferramenta contábil é fundamental para a sua organização por diversos motivos. Selecionamos algumas das principais razões abaixo: 

  • Tomar decisões financeiras menos arriscadas e mais assertivas;
  • Avaliar o comportamento financeiro empresarial;
  • O documento contém dados financeiros e contábeis que podem interessar a possíveis investidores no futuro;
  • Ajudar a entender todo o fluxo dos recursos financeiros da empresa;
  • O documento serve de base para a confecção do planejamento empresarial estratégico;
  • Auxilia na composição do planejamento tributário. Assim, é possível identificar quais tributos são pagos e como reduzi-los.

Quando elaborar o relatório financeiro e contábil

O recomendado é a execução do documento a cada 12 meses. No entanto, ele pode ser feito em menor período, de acordo com as necessidades de cada negócio. 

De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas precisam apresentar diversos demonstrativos financeiros. São documentos que auxiliam na elaboração da escrituração contábil de qualquer companhia. 

Estrutura do balanço patrimonial

Para criar o relatório, você pode utilizar softwares específicos ou uma planilha de Excel. Apenas lembre-se de dividir a planilha em colunas:

Uma coluna onde ficarão todos os ativos circulantes, outra coluna para inserir todos os passivos circulantes (obrigações com terceiros).

Dos ativos, deduza os passivos circulantes e não circulantes, dando como resultado o total de patrimônio líquido. 

Cabe destacar que o total de ativos deve ser igual ao total de passivos. Afinal, para fins de contabilidade, a ideia é que exista um equilíbrio entre os dois lados.

Achou muito complexo organizar o balanço patrimonial da sua empresa? A ZR Consultoria pode ajudar nesse trabalho, oferecendo orientações que englobam planejamento, finanças e muito mais! Conte conosco! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é