Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

BPM: Business Process Management – tudo o que você precisa saber!

O que é BPM

Navegue por tópicos!

Toda empresa, de pequeno a grande portes, tem em sua gestão interna a adoção de diversos tipos de processos. Obviamente que, quanto maior a empresa, maiores e mais importantes são esses processos, exigindo uma gestão mais complexa e organizada para o bom andamento dos negócios. Assim, pensando em tornar a gestão de processos mais automatizada, ágil e precisa, os empresários podem contar com um BPM, sigla para Business Process Management.

Mas você sabe o que é BPM e para que essa solução serve? Então, vamos conhecer as aplicações de um software de BPM de gestão de processos! 

O que é Business Process Management (BPM)?

De acordo com o Gartner, o gerenciamento de processos de negócios (BPM) utiliza de várias ferramentas e métodos para projetar, modelar, executar, monitorar e otimizar processos de negócios. 

Assim, atualmente é possível encontrar inúmeros softwares e soluções tecnológicas que compilam essas ferramentas em uma única plataforma – e com recursos integrados. Cabe lembrar que o processo de negócios abrange: 

  • A coordenação de sistemas
  • Informações
  • Tarefas
  • Métodos de execução as tarefas pelos funcionários.

Logo, tudo isso permite produzir resultados alinhados a uma estratégia de negócios. Além disso, o BPM promove a redução de custos operacionais da empresa, diminuindo o desperdício e o retrabalho, e também aumenta a eficiência geral da equipe.

Clico de vida BPM

o BPM pode se adaptar a qualquer modelo de negócio independente do porte da empresa, ele é composto por 6 fases, que são:

  1. Planejamento: onde é realizado o levantamento dos processos da empresa, uma visão macro dos processos internos.
  2. Análise: é onde será avaliado estratégias, metas, indicadores, integrações entre equipes e etc.
  3. Desenho: nesta etapa é literalmente colocado no papel o inicio e o fim de cada processo da empresa, para que seja possível identificar pontos fortes e fracos.
  4. Implantação: nesta etapa é colocado em prática tudo o que foi analisado nos pontos anteriores.
  5. Monitoramento: é avaliado todo o processo e analisado se está tudo ocorrendo como o planejado, também são aplicados avaliadores de desempenho de cada ação implantada.
  6. Refinamento: esta etapa encerra analisa tudo que foi identificado no monitoramento que precisa ser aprimorado, e retoma para a etapa de planejamento.

Benefícios da implementação de um BPM nas empresas

Primeiramente, o Business Process Management possibilita às organizações caminharem rumo a uma profunda transformação digital. Além disso, as companhias têm recursos para almejar e atingir objetivos organizacionais maiores. 

Veja abaixo algumas vantagens:

  • A otimização e a automatização de processos geram maior agilidade comercial. e o resultado disso é o aumento da competitividade entre empresas;
  • O BPM permite às organizações pausar processos de negócios, implementar mudanças e executá-los novamente;
  • Os processos de negócios também ficam mais responsivos, gerando insights importantes para os negócios. 
  • Reduz custos e promove o aumento de receitas, baseados na redução nos prazos de entrega de vendas de produtos. As soluções de BPM também podem alocar e rastrear recursos para reduzir o desperdício, ajudando a reduzir custos e aumentar a margem de lucro.

Do mesmo modo, a integração dos processos de negócios eleva a eficiência do processo, elimina as tarefas repetitivas, bem como garante o cumprimento de leis de conformidade, segurança e proteção de dados. 

A implementação do BPM muitas vezes é um passo importante no planejamento empresarial, que sempre visa o aumento da eficiência nos negócios e do crescimento organizado e sólido das empresas. 

Para elaborar um planejamento empresarial completo e que gere bons resultados para sua empresa, conte com a expertise dos especialistas da ZR Consultoria Financeira!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é