Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Brasil é hoje uma das economias mais fechadas do mundo

gestao financeira empresarial

Navegue por tópicos!

Neste período, o então primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton criou ações que propusessem proteger a indústria manufatureira americana.

Manter uma economia fechada em favor da indústria local é uma estratégia advinda do século 19.

Neste período, o então primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton criou ações que propusessem proteger a indústria manufatureira americana.

No entanto, Hamilton conhecia as consequências dessas ações – se fossem aplicadas por longos anos, e recomendou que as novas medidas estabelecidas fossem temporárias e revisadas oportunamente, de tempos em tempos.

No Brasil, as ações em favor da proteção da indústria manufatureira local surgiram no início do século XX.

Muitas delas tiveram continuidade durante o governo Vargas, ganhando mais força no período em que Juscelino Kubitschek governava o país, já na década de 1950.

Crise do petróleo e fechamento da economia brasileira

Ambas as crises do petróleo ocorridas em 1973 e 1979 motivaram a adoção de medidas econômicas mais drásticas para enfrentar o déficit no balanço de pagamentos à época.

A partir disso, foram determinadas restrições às importações, aumento significativo das tarifas de importação, além da proibição da importação de alguns itens.

Já na década de 1980, o aumento da dívida externa obrigou que fosse implementado no país um novo pacote de ações, que dificultasse ainda mais as importações de produtos e insumos.

O resultado de tantas medidas restritivas foi que o Brasil se tornou uma das economias mais fechadas mundialmente.

Consequências econômicas geradas pelas ações de restrição de importação no Brasil

Tantas medidas escalonadas na tentativa de frear importações, proteger a indústria e garantir a exclusividade no mercado culminaram em vários focos de ineficiência.

E isso aconteceu especialmente no setor tributário, que ficou disfuncional, ocasionando altos custos para a cadeia produtiva.

Por consequência, houve queda na produtividade e redução da competitividade dos produtos brasileiros.

Muitos estudos realizados nos anos 80 indicaram que as medidas protecionistas, de fato, geram obstáculos também na exportação de produtos, que tinha o objetivo de reduzir a dívida externa.

Do mesmo modo, o alto custo para compra de equipamentos, maquinários e insumos interferia negativamente na capacidade de competição da da indústria brasileira no mercado exterior. À essa altura, a necessidade de abrir a economia era enorme e iminente.

Abertura da economia no governo Sarney

Na tentativa de abrir a economia e estabilizar a balança econômica, algumas ações foram traçadas dentro de um planejamento desenvolvido no governo Sarney.

As principais medidas concentravam-se na revisão tarifária e na liberação das importações.

O processo de abertura foi estendido ao longo dos governos Collor e Itamar Franco. Em contrapartida, no primeiro mandato do governo de Fernando Henrique Cardoso houve um retrocesso no processo, em razão da crise financeira do México (1994).

Já durante o governo PT, o protecionismo da indústria voltou com força em 2005, especialmente com a saída do então ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Na administração de Dilma Rousseff, a economia fechada foi refletida na indústria automobilística e em uma indústria naval pouco competitiva.

Em 2019, o governo Bolsonaro tem como uma das principais missões o liberalismo da economia, permitindo uma retomada da atividade econômica com base na importação, ao passo em que a indústria local possa crescer e oferecer empregos.

Gostou do artigo? Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a você a compreender melhor algumas nuances da economia brasileira.

A ZR Consultoria possui know-how em consultoria financeira empresarial e divulga muitas dicas e informações úteis por meio do blog da empresa.

Continue lendo nossos artigos e conte com a nossa equipe para serviços financeiros especializados!


Entre em contato


Voltar para o blog

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é