Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Brasil é hoje uma das economias mais fechadas do mundo

gestao financeira empresarial

Neste período, o então primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton criou ações que propusessem proteger a indústria manufatureira americana.

Manter uma economia fechada em favor da indústria local é uma estratégia advinda do século 19.

Neste período, o então primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton criou ações que propusessem proteger a indústria manufatureira americana.

No entanto, Hamilton conhecia as consequências dessas ações – se fossem aplicadas por longos anos, e recomendou que as novas medidas estabelecidas fossem temporárias e revisadas oportunamente, de tempos em tempos.

No Brasil, as ações em favor da proteção da indústria manufatureira local surgiram no início do século XX.

Muitas delas tiveram continuidade durante o governo Vargas, ganhando mais força no período em que Juscelino Kubitschek governava o país, já na década de 1950.

Crise do petróleo e fechamento da economia brasileira

Ambas as crises do petróleo ocorridas em 1973 e 1979 motivaram a adoção de medidas econômicas mais drásticas para enfrentar o déficit no balanço de pagamentos à época.

A partir disso, foram determinadas restrições às importações, aumento significativo das tarifas de importação, além da proibição da importação de alguns itens.

Já na década de 1980, o aumento da dívida externa obrigou que fosse implementado no país um novo pacote de ações, que dificultasse ainda mais as importações de produtos e insumos.

O resultado de tantas medidas restritivas foi que o Brasil se tornou uma das economias mais fechadas mundialmente.

Consequências econômicas geradas pelas ações de restrição de importação no Brasil

Tantas medidas escalonadas na tentativa de frear importações, proteger a indústria e garantir a exclusividade no mercado culminaram em vários focos de ineficiência.

E isso aconteceu especialmente no setor tributário, que ficou disfuncional, ocasionando altos custos para a cadeia produtiva.

Por consequência, houve queda na produtividade e redução da competitividade dos produtos brasileiros.

Muitos estudos realizados nos anos 80 indicaram que as medidas protecionistas, de fato, geram obstáculos também na exportação de produtos, que tinha o objetivo de reduzir a dívida externa.

Do mesmo modo, o alto custo para compra de equipamentos, maquinários e insumos interferia negativamente na capacidade de competição da da indústria brasileira no mercado exterior. À essa altura, a necessidade de abrir a economia era enorme e iminente.

Abertura da economia no governo Sarney

Na tentativa de abrir a economia e estabilizar a balança econômica, algumas ações foram traçadas dentro de um planejamento desenvolvido no governo Sarney.

As principais medidas concentravam-se na revisão tarifária e na liberação das importações.

O processo de abertura foi estendido ao longo dos governos Collor e Itamar Franco. Em contrapartida, no primeiro mandato do governo de Fernando Henrique Cardoso houve um retrocesso no processo, em razão da crise financeira do México (1994).

Já durante o governo PT, o protecionismo da indústria voltou com força em 2005, especialmente com a saída do então ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Na administração de Dilma Rousseff, a economia fechada foi refletida na indústria automobilística e em uma indústria naval pouco competitiva.

Em 2019, o governo Bolsonaro tem como uma das principais missões o liberalismo da economia, permitindo uma retomada da atividade econômica com base na importação, ao passo em que a indústria local possa crescer e oferecer empregos.

Gostou do artigo? Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a você a compreender melhor algumas nuances da economia brasileira.

A ZR Consultoria possui know-how em consultoria financeira empresarial e divulga muitas dicas e informações úteis por meio do blog da empresa.

Continue lendo nossos artigos e conte com a nossa equipe para serviços financeiros especializados!


Entre em contato


Voltar para o blog

Brasil é hoje uma das economias mais fechadas do mundo
5 (100%) 1 Voto
José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial