Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Capital de giro: controle as finanças do seu negócio!

Capital de giro controle as finanças do seu negócio!

Navegue por tópicos!

Certamente que um dos termos de maior importância nas finanças empresariais é o capital de giro. Afinal, podemos dizer que praticamente qualquer tipo de empreendimento começa com ele. 

Dificilmente um empreendimento entra em operação sem esse capital, mesmo que seja um pequeno negócio. Por isso é essencial ter um bom planejamento de gestão e controle não apenas do capital, mas das finanças como um todo.

Saiba mais sobre isso e como planejar o capital de giro da sua empresa neste artigo da ZR Consultoria! 

O que é capital de giro?

Em resumo, é a representação detalhada dos bens de uma empresa. 

É o que possibilita iniciar as operações porque, representando o patrimônio financeiro, indica quanto de dinheiro está disponível para comprar insumos, máquinas e contratar profissionais. 

Desse modo,  manter um capital bem organizado permite manter a melhor saúde financeira do negócio, levando-a ao caminho do sucesso. 

Importância do capital de giro

Utilizado para financiar as operações e cumprir as obrigações de curto prazo. Ao ter capital de giro suficiente, a empresa pode cumprir seus compromissos financeiros e pagar funcionários e fornecedores, por exemplo.

Além disso, consegue cumprir outras obrigações, como pagamento de juros e impostos, mesmo que enfrente problemas de fluxo de caixa.

O capital de giro também pode ser usado para financiar o crescimento dos negócios sem incorrer em dívidas. 

Mas se o seu negócio necessitar de pedido de empréstimos e financiamentos, a demonstração de capital de giro positivo facilita a qualificação da sua organização para empréstimos ou outras formas de crédito.

Para as equipes de finanças, a meta é dupla: 

  • O capital dá uma visão mais ampla e clara de quanto dinheiro (bens) está disponível em um determinado período;
  • Dá margem financeira para pagamentos de contingências e para a expansão do negócio.

Outros benefícios do capital de giro

O capital de giro certamente tem a função de suavizar as flutuações na receita da empresa. Por vezes as organizações experimentam alguma sazonalidade nas vendas, vendendo mais durante alguns meses do que outros, por exemplo. 

Com capital de giro adequado, uma empresa efetua compras extras de fornecedores para se preparar para meses de altas demandas. Enquanto isso, pode cumprir suas obrigações financeiras durante os períodos em que gera menos receita.

5 formas de aumentar o capital da sua empresa

Veja algumas estratégias que pode utilizar para elevar os bens da sua empresa e ter maior segurança financeira para as operações: 

  • Contrair dívidas de longo prazo: isso aumenta o ativo circulante, adicionando ao caixa disponível da empresa. Ao mesmo tempo, não aumenta excessivamente o passivo circulante;
  • Refinanciando dívidas de curto prazo: isso reduz o passivo circulante porque as dívidas vencem em um período maior;
  • Venda de ativos ilíquidos, aumentando assim o ativo circulante com a entrada de dinheiro;
  • Analisando e reduzindo despesas, reduzindo o passivo circulante.
  • Otimizando o gerenciamento de estoque a fim de diminuir o excesso de estoque e de produtos parados. 

Há, ainda, muitas outras formas de melhorar o patrimônio da sua empresa. Entre em contato com a ZR Consultoria e fale com o nosso especialista José Rubens para organizar as finanças da sua empresa! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é