Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Cenário macroeconômico pede cautela ao investidor

img-midia-2

Cenário macroeconômico 
pede cautela ao investidor

Por Cátia Santana em 30-05-2014 em Jus Econômico

O cenário macroeconômico que o Brasil atravessa, marcado por baixo crescimento, inflação e juros altos, exige dos empreendedores maior cautela na hora de escolher em qual mercado investir capital. O momento pede investimentos de baixo risco e de alta liquidez.

O economista e sócio administrador da ZR Consultoria, José Rubens Alvarez diz que o “empreendedor brasileiro deve escolher investimentos que tenham liquidez, ou seja, tudo que se transforme em dinheiro rapidamente” e concorda com as dicas de Steen Jakobsen, economista-chefe e CIO do Saxo Bank na Dinamarca, banco especialista em investimentos e negociação online de multiativos que incentiva que as apostas mirem as commodities e a renda fixa, os títulos públicos do tesouro direto, o investimento no micro ao invés do macro e que após as eleições talvez valha a pena volta pensar em investir na bolsa de valores.

José Rubens esclarece que o Brasil é muito atuante no mercado de commodities por esse motivo o investimento vale a pena. No que diz respeito à renda fixa e aos títulos públicos do tesouro, o especialista diz que ambos são atrativos porque a renda fixa apresenta vantagens visto que a taxa Selic se mantém alta, na casa dos 11%, e sua rentabilidade aumenta puxada pelos juros elevados. Já os títulos públicos do tesouro, quando prefixados, tem rentabilidade pré-definida e, portanto, permitem ao investidor saber quanto irá receber caso fique com o título até a data do vencimento.”

Com relação aos investimentos na bolsa o economista diz que é preciso cautela. “O endividamento público é grande e é possível haver recessão. O governo perdeu a batalha contra a inflação que come os rendimentos, dessa forma o investidor não quer se arriscar, sem dinheiro o mercado não movimenta commodities”, finaliza.

Por Cátia Santana

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial