Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Como as variações do dólar afetam a nossa economia

variacao-dolar

Quem planeja ir para fora do país sente o impacto do dólar e suas oscilações. Ele pode deixar a viagem mais barata ou mais cara, tudo depende do cenário do mercado de câmbio.

A cotação do dólar influencia mais sua vida do que você imagina. Quando o real sofre queda ou sobe em relação à moeda americana, seja em maior ou menor escala, direta ou indiretamente, todos sentem o impacto.

Esse “efeito borboleta” dita nossa realidade em relação aos gastos e nosso consumo mês a mês. Veja de forma mais detalhada como acontece!

O poder de consumo dos brasileiros em relação ao dólar

Quem planeja ir para fora do país sente o impacto do dólar e suas oscilações. Ele pode deixar a viagem mais barata ou mais cara, tudo depende do cenário do mercado de câmbio. No entanto, as consequências desse sobe e desce também refletem na vida dos brasileiros que permanecem no país.

Ocorre variação dos preços dos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados, farmácias, padarias e demais estabelecimentos. Aliás, não são apenas os produtos importados, os fabricados no país também elevam seus valores.

A importância da consultoria financeira:

Combustíveis como o diesel e a gasolina, deixam muitos meios de transportes e fretes mais caros. Já cerca de 20% do trigo é importado e encarece o pão.

Outras áreas como a agricultura e pecuária também são afetadas, pois importam adubos, rações, etc.

O dólar também influencia fortemente o setor de turismo interno. Quando o real está desvalorizado muitos estrangeiros são atraídos a viajar para cá. E, aqueles que já estavam com a viagem marcada tendem a estender o período no país, consumindo e visitando mais locais.

As exportadoras também são favorecidas. Elas passam a ter mais lucro em seus produtos e serviços com a alta do dólar. Consequentemente, investem mais em equipamento e contratação de funcionários.

Como a alta do dólar pode afetar as empresas?

As empresas que precisam importar matéria prima, entre outros itens, são obrigadas a repassar os aumentos para o consumidor. Dessa forma, muitos consumidores, para economizar, deixam de utilizar esses produtos ou diminuem a quantidade deles.

Com essa queda nas vendas, as empresas passam a ter prejuízos. Alguns casos podem se agravar a ponto de comprometer a saúde da corporação. Então, diante dessa situação os gestores precisam buscar soluções criativas, como lançar versões econômicas de seus produtos, por exemplo. O importante é estar atento a buscar soluções que driblam as interferências do dólar.

Inclusive, um ótimo aliado nesses e outros momentos é uma empresa de consultoria. Através de um diagnóstico meticuloso, ela consegue identificar as reais necessidades da organização. Em seguida, planos de ação são elaborados visando sanar os efeitos nocivos, como a elevação do dólar.

A ZR Consultoria é referência no segmento de consultoria empresarial. Seu foco está no gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além dos serviços de Controladoria, Auditoria e Revisão/Implantação de Controles Internos.

Com atendimento personalizado, a empresa possui expertise para maximizar resultados financeiros de seus clientes e superar as dificuldades que eventualmente surgem.

A ZR é sua melhor opção para estruturar um modelo de negócio auto-sustentável!


Entre em contato


Voltar para o blog

Avaliação deste artigo
José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial