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Como aumentar o faturamento empresarial

Como aumentar o faturamento Empresarial

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O faturamento empresarial é um indicador importante para os empreendedores saberem se os negócios estão indo bem ou mal. Se o faturamento aumenta, isso significa que boas práticas de gestão e vendas estão vingando.

Mas quando o faturamento empresarial cai, os gestores precisam ficar atentos aos fatores que contribuem para essa queda: 

  • Má gestão;
  • Gastos excessivos;
  • Estratégias comerciais e de marketing ineficientes, etc. 

De todo modo, o que todo empresário deseja é ser bem-sucedido e, para isso, elevar o faturamento é essencial. 

Por isso, continue lendo este artigo da ZR Consultoria e veja como aumentar o faturamento dos seus negócios com este passo-a-passo! 

4 formas de aumentar o faturamento empresarial

Em linhas gerais, as empresas dispõem de 4 métodos para conseguir esse tão almejado aumento de receita. Apenas queremos lembrar que receita não é a mesma coisa que lucro. Lucro é o que sobra depois de descontados todos os passivos (despesas) de um empreendimento. 

Bem, voltando ao assunto principal, você pode elevar o faturamento:

  • Obtendo mais clientes;
  • Aumentando seus preços;
  • Aumentando o ticket médio de compra por cliente;
  • Melhorando a frequência das transações comerciais por cliente.

Obtenção de clientes

Esse é um princípio fundamental em todo tipo de negócio. Sem clientes, sem vendas. Contudo, ganhar clientes significa que sua empresa precisa conquistar mais espaço no mercado, tendo destaque sobre a concorrência. 

Logo, o crescimento e a competitividade ficam atrelados à necessidade de maiores investimentos em marketing, com ações que atraiam os consumidores. 

O marketing tradicional e o digital andam lado a lado, atuando como mecanismos de divulgação que certamente podem trazer bons frutos aos seus negócios. 

Aumento de preços

Será que esta é mesmo uma boa estratégia para as empresas verem seu faturamento subindo? Pode até parecer que sim, no entanto, depende de cada caso. O aumento de preços somente é justificado em situações como: 

  • Melhora na qualidade do produto final – insumos de qualidade, inovação agregada, maior valor agregado ao produto;
  • Produtos ou serviços exclusivos para um determinado nicho de mercado podem ter um preço maior. Tudo vai depender da demanda e da procura. 

O mais importante neste quesito, de fato, é saber se aumentar preços vale a pena e se o cliente está disposto a pagar por isso. 

Se você pensa em manter sua competitividade, preços muito acima da média dos concorrentes afugentam os clientes. Em contrapartida, preços muito abaixo dos praticados no mercado desvalorizam sua oferta. 

Aumento do tíquete médio de compra

O aumento do tíquete médio de compra quer dizer que um mesmo cliente está comprando um valor maior do que o habitual. Para conseguir isso, uma prática muito comum das lojas online, por exemplo, é dispensar a cobrança do frete dos clientes.

Outra tática interessante e que certamente dá resultados é oferecer produtos ou serviços complementares. Uma dica: busque conhecer mais sobre as técnicas de upsell e cross sell. 

Outras formas de melhorar a receita da sua empresa

Corte de custos

O corte de gastos também é um modo de aumentar o faturamento da sua organização. Afinal, com menos despesas variáveis e fixas, sobra mais dinheiro no caixa da empresa.

Em nosso blog, temos um artigo que explica mais sobre corte de custos e dicas para efetivamente reduzir os custos empresariais. 

Negociação com fornecedores

Se você consegue os produtos e insumos com menor preço, isso vai beneficiar sua empresa de muitos modos. Primeiramente, com produtos de custo menor, você pode ampliar sua margem de lucro. 

Além disso, pagando menos para incrementar seu estoque, você tem mais condições de organizar suas finanças e pagar seu fornecedor em dia, evitando multas e juros. 

Orientação com um consultor financeiro

Um consultor financeiro experiente sabe quais estratégias aplicar e medir para garantir bons resultados de faturamento. 

A  ZR Consultoria Financeira tem amplo know-how nesse assunto e está à disposição para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a criar mecanismos de crescimento empresarial sólidos e perenes. 

Fale com nosso consultor José Rubens!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

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