Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Como criar um Plano de Negócio?

plano de negócio

Navegue por tópicos!

Planejar é um ato fundamental ao iniciar qualquer tipo de negócio. É o plano de negócio, ou seja, o planejamento empresarial de curto, médio e longo prazo que dará as diretrizes que sua empresa precisa para crescer e prosperar.  

Sem dúvidas, o plano de negócio ajuda a prever riscos futuros, sendo um importante instrumento para o empreendedor conhecer mais sobre o seu mercado de atuação, produtos, concorrentes e público-alvo. 

Além disso, o plano de negócio tem papel essencial na gestão cotidiana da empresa, permitindo também que seja possível identificar a viabilidade de um negócio. 

Definição de plano de negócio

Em suma, o plano de negócio, ou planejamento empresarial, é um documento que contém informações, dados e detalhes sobre a empresa, sobre o segmento em que a empresa atua e dados de mercado. 

Por exemplo, informações sobre concorrentes, dados econômicos, oportunidades, plano de marketing e outros detalhes que ajudam a identificar e reduzir potenciais erros, que podem prejudicar o sucesso do negócio.

Por que é válido fazer um planejamento empresarial?

O plano de negócios permite, de fato, que os gestores mantenham seus negócios nos trilhos, além de maximizar a produtividade no local de trabalho. Além disso, há outros benefícios, incluindo: 

  1. A organização de ideais;
  2. A estruturação de estratégias de expansão;
  3. A estruturação de estratégias de captação de recursos;
  4. Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, parceiros e clientes.

Dicas para fazer o seu Plano de negócio

1- Escolha o seu público

Antes mesmo de começar a escrever um plano de negócios, você deve decidir a quem ele se destina. Os planos de negócios podem ser “focados externamente”, ou seja, têm como alvo pessoas de fora da empresa (por exemplo, investidores ou credores). 

Da mesma forma, podem ser “focados internamente”, visando às equipes internas (por exemplo, gerentes ou trabalhadores). 

Em resumo, conhecer o público-alvo de seu plano de negócios o ajudará a manter as informações relevantes e adequadas para uma determinada finalidade.

2- Use instrumentos de análise de negócios

Usar várias análises de negócios diferentes permite que você descubra uma série de fatores internos e externos diferentes que você poderia não ter considerado. 

A análise SWOT  (conhecido também como análise FOFA) é, portanto, uma das ferramentas que permite encontrar lacunas no mercado, prever várias ameaças diferentes e aproveitar os pontos fortes e as oportunidades que você já tem ou enfrenta. 

File:Análise SWOT - FOFA - FFOA.png - Wikimedia Commons

3- Planos para curto, médio e longo prazos

Os planos de negócios são normalmente definidos para um determinado período de tempo. Eles explicam o que a organização deseja alcançar – e como o fará – em um período de tempo predeterminado. 

Assim, ao criar seu próprio plano de negócios, pode ser válido levar em consideração vários prazos diferentes para ver qual plano de negócios teria mais valor para os públicos externo e interno.

4- Plano operacional, financeiro e de marketing

São pontos importantes, distintos e que precisam ser contemplados no planejamento empresarial geral.

Enquanto o plano operacional mantém foco nas instalações, equipamentos e capacidade produtiva, o plano financeiro levanta custos, fluxo de caixa, capacidade de investimento, lucros e receitas. 

O plano de marketing, por outro lado, vai ajudar a estabelecer o tipo de comunicação com seu público, qual produto vender, a qual preço e quais estratégias de venda/comerciais deverá adotar. 

Conclusão

Embora seja uma tarefa complexa e trabalhosa, elaborar o planejamento empresarial é algo que tem como missão levar sua empresa ao próximo nível de negócios. Por isso, invista tempo nisso e, se precisar de orientação, conte com a ZR Consultoria Financeira.

Somos especialistas em consultoria em planejamento empresarial e estamos à disposição de sua empresa, ajudando-o a superar todos os desafios. 

Fale conosco!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.