Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Como definir a Estrutura Organizacional de uma empresa?

Como definir a estrutura organizacional de uma empresa

Navegue por tópicos!

A estrutura organizacional envolve todas as partes de uma organização, alinhando valores, visão, missão e objetivos empresariais. O objetivo, portanto, é sempre melhorar o desempenho geral, o que resulta em uma empresa mais competitiva, forte e lucrativa. 

De fato, a estrutura organizacional escolhida interfere na condução dos negócios e afeta o sucesso de uma organização na execução de sua estratégia e objetivos. 

Por isso é essencial que os líderes compreendam as características, limitações e benefícios das várias estruturas organizacionais existentes. Logo, isso auxilia no processo de alinhamento estratégico.

Mas você sabe como definir a estrutura da sua organização e quais tipos de estruturas organizacionais existem? Continue lendo este artigo da ZR Consultoria Financeira e entenda melhor! 

O que é estrutura organizacional?

A estrutura organizacional ajuda a estabelecer o modo como gestores e funcionários se relacionam, como trabalham diariamente e como podem tomar decisões em toda a empresa. 

Assim, a estruturas organizacionais podem usar funções, mercados, produtos, geografias ou processos como seu guia, atendendo a empresas de tamanhos e setores específicos.

No mundo da estrutura organizacional, você pode escolher várias opções: 

  • Estrutura de cadeia de comando (longa ou curta);
  • Estrutura de amplitude de controle (ampla ou estreita);
  • Centralizada ou descentralizada (apenas os líderes decidem ou toda a equipe participa das decisões).

Citamos apenas 3 modelos, mas existem muitos outros, conforme vamos apresentar a seguir.

Tipos de estrutura organizacional

Estrutura formal

Na estrutura formal, há definição de cargos e responsabilidades de acordo com a hierarquia dentro do ambiente profissional. Portanto, nesse tipo de estrutura, diretores, gerentes e profissionais sabem a quem devem se reportar. 

Estrutura informal

Uma estrutura que surge de modo espontâneo, a partir da interação social das pessoas quando interagem dentro da empresa ou em um mesmo projeto. Aqui, normalmente pessoas com aptidão a liderar acabam tendo maior destaque. 

Estrutura Circular

Embora possa parecer drasticamente diferente das outras estruturas organizacionais, a estrutura circular depende da hierarquia, com funcionários de nível superior ocupando os anéis internos do círculo e funcionários de nível inferior ocupando os anéis externos.

Estrutura matricial

Uma estrutura organizacional matricial não segue o modelo hierárquico tradicional. Assim, os funcionários têm relações de subordinação duais, o que permite ter maior flexibilidade entre os grupos, com tomadas de decisão mais equilibradas entre todos. 

Estrutura plana

A estrutura plana limita os níveis de gerenciamento para que todos os funcionários tenham a oportunidade de chegar a cargos de liderança. Acredita-se que os colaboradores se tornam mais produtivos em um ambiente onde há menos pressões relacionadas à hierarquia.

Definição de uma estrutura para a sua organização

Esse é um passo importante do seu negócio. Mas é preciso saber que a qualquer momento é possível transformar uma estrutura organizacional em outra, desde que a empresa sinta a necessidade disso. 

De todo modo, a escolha da melhor estrutura para a sua companhia está atrelada à forma como os donos e gestores enxergam o negócio e como pretendem ver a empresa se desenvolver ao longo do tempo. 

Portanto, se você, gestor, tem um perfil mais centralizador, talvez prefira a estrutura formal. Ou, se deseja que todos se sintam com igual oportunidade de alcançar a posição de líder, uma estrutura menos hierárquica pode ser uma boa solução. 

Agora, se você precisa de uma detalhada orientação sobre esse assunto, sabendo que isso pode impactar os aspectos financeiros do seu negócio, conte com a experiência da ZR Consultoria Financeira! 

Acompanhe as novidades em nosso blog e entre em contato com a nossa equipe!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Quais são as contas do balanço patrimonial
Blog

Quais são as contas do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um dos demonstrativos financeiros e contábeis mais importantes na gestão de um negócio. Ele é composto pela discriminação de ativos e

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.