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Como lidar com clientes inadimplentes?

Como lidar com clientes inadimplentes?

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Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela chegará. 

E como esse não é um problema capaz de ser evitado, o melhor é que você, gestor, tenha planos para lidar com a situação. O cliente inadimplente, ou seja, aquele que está devedor, tem o poder de afetar negativamente as suas operações. 

Ainda mais se a sua organização for relativamente nova no mercado. Afinal, nos primeiros dias do seu negócio, o fluxo de caixa é o aspecto mais importante. 

Contudo, se o fluxo de caixa empresarial estiver sendo impactado negativamente por um cliente, sua empresa pode ficar sem dinheiro para arcar com os compromissos diários, mensais e por aí vai…

Pensando nisso, veja algumas formas de reduzir o número de clientes inadimplentes e maximizar seus ganhos! 

O que são clientes inadimplentes?

Por definição, clientes inadimplentes são aqueles que não quitaram uma dívida com a sua empresa. Considera-se a inadimplência no período a partir de 30 dias de geração de uma fatura, estando ela com pagamento ainda pendente.

Como proprietário de uma empresa, a grande questão é: como liquidar essa conta inadimplente e fazer com que o cliente pague? Bem, a ZR Consultoria Financeira tem algumas dicas para ajudá-lo nesse desafio. 

Seja direto com clientes inadimplentes, mas amigável

É fácil ser gentil com os clientes que sempre pagam em dia, não é mesmo? Mas manter a simpatia e cordialidade é algo mais  difícil quando o prejuízo bate à porta. 

Em situações assim,  primeiramente, tente manter a paciência e o bom relacionamento com seu cliente. Ninguém está livre de percalços financeiros, incluindo o seu cliente. 

Por isso, em um primeiro momento, a solução é uma conversa onde se estabeleça prazos e condições de pagamentos. Com boa vontade, portanto, tudo pode se resolver amigavelmente. 

Envie mensagens de aviso

A tecnologia é um ponto positivo para sua empresa na atualidade. Por meio de e-mails, mensagens de whatsapp e SMS, alerte seu cliente sobre as faturas pendentes. 

Essas ferramentas ainda auxiliam sua empresa a obter registros de cobranças importantes, que servirão no futuro em eventuais processos jurídicos. 

Além disso, o bom e velho contato por telefone é sempre um bom recurso, especialmente se o cliente não possui afinidade com os recursos tecnológicos. 

Lembre-se que, de fato, muitas contas inadimplentes derivam do simples esquecimento dos clientes. Ou seja, é um problema de fácil resolução com as mensagens de aviso. 

Use contratos com políticas bem definidas

É sempre bom ter uma política de cobrança de dívidas Além disso, essas políticas devem constar em quaisquer contratos ou acordos. No contrato, esclareça multas, juros e taxas de cobrança. 

Assim como também é importante destacar as possíveis implicações em casos de inadimplência – restrição de crédito, nome no Serasa e SPC.

Facilite o pagamento do cliente

Procure sempre fornecer ao seu cliente o maior número possível de opções de pagamento. Além de transferência bancária e uso de cartões de crédito, ofereça opções como PIX e até pagamento via plataformas como PayPal, entre outros.

Avalie seu fluxo de caixa

Aqui vai uma dica ligada diretamente à gestão do seu negócio. Conforme dissemos anteriormente, clientes inadimplentes, podem afetar em cheio o caixa da sua empresa. 

Por isso é relevante avaliar periodicamente o fluxo de caixa e a capacidade da sua empresa de realizar os pagamentos com credores, funcionários, etc. 

Quando os clientes inadimplentes chega ao ponto de prejudicar a manutenção do seu negócio, está na hora de analisar outras medidas. Mas é fundamental preparar seu planejamento econômico, de modo que a sua companhia esteja sempre preparada para percalços de ordem financeira.

Para isso, conte com a experiência da ZR Consultoria Financeira. Somos especialistas em consultoria financeira, planejamento empresarial, além de outros serviços essenciais para o sucesso do seu negócio. Fale conosco!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

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