Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Como recuperar uma empresa em situação de crise?

recuperar uma empresa

Navegue por tópicos!

Um cenário inesperado para muitos empresários aconteceu em 2020: mais de um milhão de empresas encerraram suas atividades em razão da pandemia, segundo dados do Ministério da Economia. Com as portas fechadas, mas ainda em situação de espera, outras pequenas e médias companhias buscam a alavancagem financeira por meio de soluções para recuperar uma empresa.

A ZR Consultoria Financeira é especialista em recuperação de empresas e, por isso, listamos aqui algumas formas de fazer o seu negócio “ressurgir das cinzas” em 2021. Continue a leitura! 

Primeiro passo: recupere o fôlego antes de pensar na alavancagem financeira do negócio

Como consultor financeiro, sempre recomendo aos meus clientes, antes de mais nada, colocar a “cabeça no lugar”. Ou seja, não tome nenhuma atitude na pressa, sem pensar, sem planejar os próximos passos e sem decidir qual caminho seguir.

Isso pode fazer toda a diferença para tirar sua empresa das dificuldades atuais. Aliás, pensar e planejar com cuidado pode ser fator decisivo entre fechar uma empresa de vez ou ainda tentar uma sobrevida para os negócios. 

Após essa etapa, comece então a definir, de modo estratégico, as próximas etapas para a recuperação da empresa. Vamos te ajudar nisso! 

Para recuperar uma empresa comece pela redução de custos

A gestão de uma empresa tem muitos pontos em comum com a gestão administrativa da nossa casa. Quando o bolso aperta, o que você faz? Certamente passa a analisar quais custos e despesas domésticas podem ser cortados do orçamento.

Logo, isso também vale para a recuperação da sua pequena ou média empresa. Por exemplo, se o seu ramo de negócios permite o trabalho home office, por que ainda manter uma sala comercial? 

O espaço gera despesas de aluguel, luz e condomínio – tudo isso pode ser cortado pela raiz. Outro exemplo: sua empresa desperdiça muitos insumos ou realiza compras não planejadas, que acabam saindo do orçamento empresarial? 

Se isso ocorre em sua empresa, então reveja tal questão. Pode parecer bobagem, mas, por vezes, são pequenos maus investimentos e pequenos desperdícios que fazem a conta crescer no final do mês. 

Levante todas as dívidas existentes 

Ter dívidas faz parte do jogo para qualquer empresa. Afinal, você precisa comprar matéria-prima, produtos, equipamentos, contratar pessoas, entre outras coisas. 

Portanto, para que seja possível investir no próprio negócio, muitos empreendedores apostam em financiamentos longos para compra de maquinários, veículos – e até com a intenção de patrocinar o desenvolvimento de novos produtos. 

Assim sendo, a ordem é: faça um levantamento cuidadoso de todas as dívidas que sua empresa carrega neste momento:

  • Cartões de crédito corporativos;
  • Financiamentos (do imóvel, de carros corporativos, etc)
  • Empréstimos.

Então, procure o gerente do seu banco ou financeira e dê início à negociação para redução de juros, multas e extensão da quantidade de parcelas. Além disso, vale conferir as cláusulas contratuais para saber se há cobrança de juros abusivos.

Consultoria de recuperação de empresas: por que contar com esse suporte

Quando um empreendedor ou gestor está no meio do tsunami, fica difícil ter um planejamento tão ágil e racional, não é? Dependendo da situação, o desespero toma conta e você não sabe para onde correr.

Isso acontece especialmente nos casos de empresas que não fizeram seu planejamento financeiro empresarial desde o início das operações. 

Desse modo, sem o devido preparo, grande parte dos empreendedores não sabem quais as próximas decisões devem ser tomadas a fim de contornar uma crise. 

Mas é aí que surgem as consultorias como a ZR Consultoria Econômica e Financeira, que possuem profissionais com know-how e capacidade analítica que permitam criar estratégias de retomada e crescimento para o seus negócios. 

Conte com a ZR Consultoria! Somos especialistas em recuperação empresarial e alavancagem financeira e podemos te orientar neste momento ímpar que vive sua empresa. Entre em contato e saiba como funciona o nosso trabalho! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
investidores para a minha empresa
Blog

Como conseguir investidores para a minha empresa

Muitas startups têm surgido no Brasil nos últimos anos, um movimento impulsionado pelo comportamento de empreendedorismo dos brasileiros. Com uma grande ideia na cabeça, um

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.