Diz a lenda que bastou ter mais de uma pessoa em um mesmo ambiente para que surja a possibilidade de divergências. Isso vale para o ambiente familiar e também nas empresas, onde os conflitos organizacionais têm um impacto muito negativo para os negócios.
Contudo, se as divergências e desentendimentos são inevitáveis dentro de uma empresa – considerando que cada pessoa tem uma forma de pensar e reagir perante as situações – elas podem, de fato, ser melhor controladas e geridas por meio da gestão de conflitos organizacionais.
Sabemos que este assunto é de grande interesse de gestores, diretores e líderes de equipes nas companhias. Por isso, a ZR Consultoria Financeira dedica este artigo a abordar um tema tão relevante nos dias atuais!
Por que os conflitos organizacionais devem existir dentro de uma organização?
Primeiramente, precisamos destacar que a presença dos conflitos dentro de uma organização não tem apenas pontos negativos. Pelo contrário!
Decerto, muitas vezes os conflitos surgem em razão das diferenças de opinião, o que pode ser interessante se pensarmos que são essas diferenças que fazem com que os gestores cheguem a um ponto comum nas tomadas de decisão.
Imagine se, em uma determinada situação crítica, todos concordarem com uma ação sem avaliar todos os riscos que ela oferece? Pois é. É para que isso que serve a discordância.
Ou seja, para forçar a todos da equipe a repensarem estratégias, medidas e ações e seus respectivos riscos ou oportunidades para os negócios.
Quando os conflitos dentro de uma empresa passam a ser uma ameaça aos negócios?
Quando os conflitos passam do âmbito racional para o âmbito emocional, aí começam os problemas é nesse momento que a gestão de conflitos entra em cena.
Enquanto o conflito racional tem ligação com a execução de tarefas, com os resultados obtidos, dentre outros motivos, o conflito emocional, na maioria dos casos, envolve problemas pessoais.
Assim, quando esse tipo de conflito não é resolvido ou mitigado, a tendência é que tome corpo e acabe prejudicando todo o ambiente laboral.
Como resolver divergências com a gestão de conflitos
A gestão de conflitos abrange metodologias e técnicas que têm como objetivo melhorar o relacionamento interno e, consequentemente, contribuir para a melhora da produtividade.
E isso pode ser conseguido com diferentes medidas como:
- Praticar a escuta ativa: Antes de criar debates vazios e criar pré-conceitos sobre certas situações dentro de uma empresa, o gestor de conflitos deve praticar a escuta ativa. Ou seja, ouvir todas as partes envolvidas no conflito para tentar entender a causa raiz do conflito, as dores e o ponto de vista de cada uma das partes;
- Estimular a comunicação: Manter uma comunicação efetiva é um dos pilares primordiais para prevenir ou solucionar conflitos. Portanto, é importante estimular a comunicação aberta, transparente e saudável, por meio de canais de comunicação empresariais como intranet, boletins internos e até eventos de socialização.
- Liderança: os gestores e líderes de equipes devem assumir o controle da situação. Afinal, eles normalmente conhecem melhor o perfil e as habilidades de cada colaborador dentro da equipe.
Dica extra: Busque uma consultoria especializada no assunto
Muitas empresas contam com um setor de RH estruturado para lidar com qualquer problema comportamental dentro do ambiente laboral. Mas essa não é a realidade de todas as empresas.
E, em alguns casos, a gestão de conflitos feita por consultores externos pode dar melhores resultados, uma vez que estão de fora do “olho do furacão” e conseguem enxergar os problemas com mais clareza.
Além disso, quando os conflitos são originados por problemas financeiros, a resolução começa no planejamento financeiro e em novos métodos de organização da saúde financeira da companhia, uma tarefa na qual uma consultoria especializada como ZR Consultoria Financeira pode ajudar!