Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Consultoria Financeira: entenda a importância da liquidez de um investimento

Entenda a importância da liquidez de um investimento

Quando pensamos em aplicações financeiras, compra de imóveis ou em novos negócios, devemos considerar a liquidez de um investimento.

Esse fator é de suma importância na gestão financeira empresarial, uma vez que tudo o que é investido deve ser revertido em dinheiro futuramente.

Em tempos de instabilidade econômica no Brasil, esse assunto atrai a atenção de empresários e investidores. Para entender melhor sobre este assunto, a ZR Consultoria preparou um artigo com exemplos práticos.

Desse modo, fica mais fácil compreender como a liquidez interfere na gestão financeira empresarial, indicando, igualmente, os melhores investimentos e aplicações.

Como se pode definir liquidez em gestão financeira empresarial?

Uma definição bastante simples para liquidez é justamente esta: qual a capacidade de conversibilidade de um ativo ser transformado em moeda corrente muito rapidamente.  

Importante  também é verificar a rentabilidade desse investimento, ou melhor qual a capacidade de um ativo ser convertido em moeda muito rapidamente.

Um exemplo bastante simples de liquidez: uma Poupança é rapidamente conversível em moeda, ao passo que um imóvel pode demorar longos anos.

Apesar disso, o excesso de liquidez também pode não ser tão vantajoso.  Quando se tem muito dinheiro em mãos, sem que haja necessidade, as chances de que você esteja pagando pelo custo de oportunidade (o que você deixa de ganhar renunciando a um outro investimento que poderia ser melhor do que o atual) são altas.

Exemplo: Um investimento em ações de alto risco na esperança de ganhos substanciosos em detrimento de uma aplicação em Renda Fixa, por exemplo, que lhe garantiria rentabilidade garantida.

Tipos de liquidez de investimentos

Em termos de aplicações financeiras, toda aplicação é considerada com alta liquidez quando o resgate pode ser feito em qualquer ocasião.

Dessa forma, essa regra se aplica à poupança, (D+0); Investimento em ações e no Tesouro Nacional por exemplo, a liquidez é D+3, ou seja, após a concretização da operação o dinheiro ou entra, ou sai da sua conta em três dia úteis.

Compreender melhor o liquidez de aplicações e todos os aspectos envolvidos é essencial para qualquer pessoa que faça investimentos. E, quando se trata de investimentos de pessoa jurídica, isso se torna ainda mais importante.

Decerto, a liquidez é um elemento que afeta a construção e a manutenção da carteira ideal de investimentos.

Além disso, esse fator econômico evita a perda de rentabilidade com saques não programados, permitindo também o resgate em momentos de necessidades específicas.

Então, antes de abrir o próprio negócio, é importante rever alguns aspectos relevantes, que vão além dos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).

Se você deseja tirar dúvidas sobre esse tema e quer auxílio para escolher as aplicações de melhor liquidez, fale com um dos consultores da ZR Consultoria Financeira.

Temos especialistas com ampla experiência em gestão financeira empresarial, que podem dar o suporte necessário às finanças da sua empresa. Fale conosco!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial