Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Custos e formação de preço: a importância de saber quanto cobrar

formação de preço

A precificação de produtos e serviços compõe uma das etapas mais importantes nos negócios. Mas nem sempre é fácil para empreendedores e gestores terem uma ideia de custos e formação de preço

Afinal, além do valor absoluto do produto, é necessário também calcular custos extras como impostos, taxas, frete, despesas fixas da empresa, dentre outros. 

Além disso, a precificação equivocada de um produto pode acarretar prejuízos difíceis de serem contornados no futuro, causando, inclusive, a desvalorização do próprio produto e da marca. 

Se a formação de preços também é uma dúvida sua, continue lendo este artigo da ZR Consultoria Financeira. Vamos esclarecer suas dúvidas com algumas boas dicas. Confira!

Formação de preço de Produção e preço de Venda

Quando as empresas compram produtos de um fornecedor e revendem para seus clientes, fica mais fácil precificar os produtos, em princípio. Mas e nos casos em que as empresas comercializam sua própria produção? 

Bem, nessa situação, as companhias precisam, primeiramente, descobrir qual o custo de produção de um item para só depois estabelecer seu preço de venda. Assim, no custo de produção entram custo de matéria-prima, valor homem/hora, valor hora/máquina, despesas de aluguel, luz, água, etc.

Preço de venda

O preço de venda, em resumo, é o valor que os seus clientes irão pagar pelo produto/serviço ofertado pela sua empresa. Para ter uma ideia da importância da precificação, é o valor final do produto que vai cobrir todos os custos que sua empresa tem para produzir e se manter em funcionamento diariamente. 

Além de cobrir custos, o valor final do seu produto também deve gerar lucros para o seu negócio. E ainda tem um ponto extra: o valor definido para seu produto precisa se mostrar competitivo em relação aos produtos dos concorrentes. 

Modelo de formação de preço de venda

Elaboramos aqui um modelo básico de formação de preço, que é o seguinte: 

Preço de venda = custo do produto + despesas fixas + margem de lucro

É considerado custo tudo o que sua organização gasta na produção de um item ou de um serviço oferecido aos clientes. Já as despesas são relativas à tudo que sua empresa investe para vender e gerar receitas. 

Assim, investimentos em marketing, em treinamentos de equipes, impostos e comissões podem ser incluídos como despesa. Por fim, o lucro é o retorno obtido com a venda de um produto ou serviço. Ou seja, o lucro é o responsável por financiar o crescimento do negócio.

Uma observação importante no processo de precificação é tentar estabelecer uma margem de lucro que seja justa, o que vai gerar um preço final do produto que caiba no bolso do consumidor.

Dica importante!

Muitas empresas pecam por inserir altas margens e ficam com produtos em estoque por muito tempo. O resultado são prejuízos que se estendem por um longo tempo e podem fazer com que uma empresa feche as portas. 

Por isso, se você não sabe como formar preços lucrativos e ao mesmo tempo atrativos, conheça a Consultoria em gestão de custos e formação de preços da ZR Consultoria Financeira! 

A consultoria de Gestão Estratégica de Custos oferecida pela ZR Consultoria é uma ferramenta econômica extremamente útil, que vai ajudar a reduzir  riscos do negócio e contribuir para o crescimento sólido e contínuo. Acesse nosso site e saiba mais!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor