Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Destravando a economia do país: governo anuncia pacote de medidas

governo anuncia pacote de medidas brasil

O Ministério da Economia está sob os holofotes da mídia desde que o ministro Paulo Guedes assumiu a pasta, em janeiro deste ano.

A expectativa em relação ao pacote de medidas econômicas anunciado pelo novo governo é bastante alta. Afinal, as ações planejadas têm como objetivo aquecer a produtividade, impulsionar a atividade econômica e gerar mais empregos.

As medidas elaboradas começarão a ser aplicadas de forma escalonada, dentro dos períodos de 90, 180 e 360 dias. Todas as ações estão divididas em quatro planos, que começarão a ser postos em prática já a partir deste mês de abril.

Dentre os planos estão: Simplifica, Emprega Mais, Brasil 4.0 e Pró-mercados. Neste artigo da ZR Consultoria Financeira, entenda mais sobre cada uma das ações e dos pacotes de medidas a serem implementados pelo Ministério da Economia.

Plano Simplifica Mais: primeiro pacote de medidas a sair do forno

O Simplifica Mais deve ser o primeiro plano a ser colocado em prática pela equipe técnica do Ministério da Economia.

Este planejamento inclui cerca de 50 medidas: uma das principais visa desburocratizar processos relacionados ao e-Social, à folha de pagamentos, contribuições previdenciárias e FGTS.

A reformulação desses processos acontece para dar às empresas maior agilidade em resolver demandas.  Confira abaixo as principais ações abrangidas no Simplifica Mais:

  • Reformulação do e-Social, que engloba ajustes técnicos para reduzir custos das empresas e gerar menos burocracia nos processos de envio de dados;
  • Registro Único de Regularidade Fiscal: Atualmente, é preciso reunir várias certidões para comprovar a situação de regularidade;
  • Ajustes no ”Bloco K”, referente ao registro de controle e produção do estoque da indústria;
  • Criação do Portal Único da Construção: este portal oferece a padronização de um código que poderá ser utilizado por todos os municípios.

Plano Emprega Mais

Algumas ações inseridas neste plano econômico visam implementar licitações de cursos, onde existam também metas de empregabilidade.

No edital de seleção haverá um percentual de contratação de emprego estabelecido, o qual as empresas de qualificação profissional deverão cumprir.

Uma das formas de elevar esse percentual de contratação contará com a ajuda da inteligência artificial.

O Novo Sistema Nacional de Empregos (Sine) utilizará um sistema semelhante ao “Tinder” (aplicativo de relacionamento), que pretende cruzar informações entre contratantes e trabalhadores.

Plano Pró-mercados

Um dos principais entraves que impedem, atualmente, o crescimento da economia brasileira é a dificuldade de entrada de novos concorrentes no país.

Isso porque as empresas estrangeiras encaram o controle de preços pelo governo como um risco para investimentos maiores.

Assim, a forma encontrada para mitigar o problema foi a criação de medidas regulatórias, que têm como finalidade retirar as barreiras que hoje impedem o pleno funcionamento do mercado. Entre os setores estão óleo e gás, medicamentos, saneamento, telecomunicações, planos de saúde e bancos.

Plano Brasil 4.0

Por fim, o Plano Brasil 4.0 adota ações de estímulo à modernização e à digitalização de processos de gestão empresarial.

Com base em uma programa de inovação digital e no uso de indicadores da OCDE, este plano pretende atender 300 mil empresas.

Gostou do artigo? Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre o pacote de medidas que promete alavancar a economia brasileira.

Caso tenha dúvidas e sugestões, deixe seu comentário na matéria ou entre em contato com a equipe da ZR Consultoria Financeira!

Destravando a economia do país: governo anuncia pacote de medidas
5 (100%) 1 Voto
José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial