Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Por que o Brasil pratica os Juros Compostos enquanto o restante do mundo trabalha com Juros Simples?

CONSULTORIA FINANCEIRA

Navegue por tópicos!

Diante da excrescência dos juros praticados no Brasil, vão aqui algumas reflexões.

Por que o Banco Central mantém a prática de juros compostos praticados no Brasil?

A resposta é simples: para manter a estratosférica e irresponsável lucratividade dos bancos nacionais e dos aportados aqui, que, antipatrioticamente, estão na contramão da realidade brasileira.

Agora seria o momento do Brasil ter o dinheiro mais barato, para que as empresas e os demais setores da economia pudessem investir em seus negócios, gerando assim mais empregos e, consequentemente, mais renda para as famílias.

Para baratearmos o dinheiro, nesse primeiro momento, basta um gesto do Banco Central brasileiro: impor a cobrança de juros simples às instituições financeiras brasileiras e às aportadas no Brasil.

A grande maioria dos bancos do mundo trabalha com juros simples, e nem por isso deixa de gerar lucro suficiente para manter as suas operações. Exemplos disso são o JP Morgan, Bank of America e Wells Fargo, entre outros. É vergonhoso que quatro banqueiros nacionais detenham 33% do PIB Brasileiro.

Se as instituições financeiras concorressem entre si, talvez o dinheiro ficasse mais barato, mas todo o mercado brasileiro sabe que os bancos são o maior cartel que existe em nossa economia. Apesar de a prática de cartel ser proibida pela nossa Constituição, isso não importa para os nossos banqueiros em função do poder de fogo que possuem.

Perguntem então: por que o poder público não se manifesta sobre esse tema? Isso merece uma resposta…

Se operássemos com juros simples, os financiamentos seriam mais baratos e controláveis pelos usuários, diferentemente dos juros compostos que exponencialmente são praticados em nossos dias. Os juros praticados nos cartões de crédito anualizados somam em torno de 500% ao ano. E o cheque especial então??!! – nem pensar.

A desculpa de que os bancos “quebrariam” se isso acontecesse é falaciosa. Na verdade, é que os nossos “patrióticos” banqueiros não conseguiriam ganhar tanto quanto ganham agora.

Ninguém é contra o lucro sadio; isto é o que buscam todos os empreendedores em seus negócios. Mas a lucratividade atual dos bancos se torna vergonhosa diante da realidade brasileira.


Voltar para o blog

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é