Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Dicas de Gestão de Fluxo de caixa em meio a crise

Gerenciamento de Fluxo de caixa em meio a crise

Uma gestão de fluxo de caixa efetiva é uma prática essencial para empresas que buscam o crescimento e a solidez. Mas, em tempos de crise como a que estamos vivendo, manter a gestão efetiva pode ser a diferença entre sobreviver no mercado e fechar as portas do seu negócio. 

Para algumas organizações, fazer o planejamento financeiro, de operações e de tudo o que possa ajudar a ampliar o fluxo de caixa já é algo cultural. No entanto, outras empresas, principalmente os pequenos empreendimentos, ainda precisam de uma orientação sobre como conseguir acesso ao capital. 

Pensando nisso, a ZR Consultoria Financeira criou este artigo para você, empreendedor ou gestor. Aqui, você verá algumas dicas relevantes para manter uma boa gestão de fluxo de caixa, o que vai te ajudar a superar a crise mais facilmente. Boa leitura!

Mantenha demonstrações financeiras atualizadas

Se você possui profissionais de contabilidade internos ou utiliza consultoria financeira externa, solicite demonstrações financeiras atualizadas regularmente. A demonstração dos fluxos de caixa e a demonstração de resultados são documentos importantes para que você possa acompanhar como o dinheiro circula pelo caixa da empresa.

Atenção à folha de pagamentos para melhor Gestão de Fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa também depende de um olhar mais atento à folha de pagamento e benefícios de seus colaboradores. Portanto, mantenha-se atualizado sobre possíveis mudanças na lei trabalhista e não deixe de quitar os impostos sobre a folha de pagamento. Caso contrário, as multas podem ser bem altas e comprometer ainda mais seu planejamento financeiro. 

Considere suas opções de empréstimo

De preferência, abra uma linha de crédito enquanto todas as suas finanças estiverem positivas, pois esse é o melhor momento para obter aprovação. Se isso não aconteceu antes de uma crise econômica, explore outras opções. 

Por exemplo, alguns credores podem estar dispostos a conceder crédito para atrair seus negócios. 

Acelere os pagamentos dos clientes

Manter um bom relacionamento com seus clientes poderá gerar uma fonte rápida de dinheiro durante os períodos de crise. Assim, entre em contato com clientes com quem você tem um histórico forte e solicite que os pagamentos das faturas sejam feitos o mais rápido possível. 

Uma ideia é oferecer descontos, por exemplo: em vez dos 2% padrão para pagamento em 10 dias, aumente o desconto para 4% para pagamento em cinco dias.

Negocie com fornecedores

Um forte relacionamento com fornecedores também é útil quando o dinheiro é escasso. Então, tente entrar em contato com aqueles que você acredita que serão receptivos e renegocie os termos do seu contrato. Mais tempo para pagar é uma primeira opção óbvia, mas existem outras etapas possíveis que os fornecedores podem adotar para facilitar a crise de pagamento. 

Essas mudanças operacionais podem ajudar a ajustar a saúde financeira em sua empresa. Mas, caso a situação esteja mais crítica, o mais indicado é procurar a orientação de uma consultoria de finanças especializada

E a ZR Consultoria estará pronta para te ajudar neste desafio. Conte conosco  e com a experiência de uma equipe focada em gestão de fluxo de caixa!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Fale com Consultor Financeiro whatsapp