Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Dicas essenciais para formação de preço para seu serviço

formação de preço de serviço

Toda empresa é criada com um objetivo em comum: gerar lucros! Para que isso aconteça, os gestores se apoiam em 4 pilares de marketing básicos, dentre eles, a formação de preço.

Então, o método de formação de preço de venda adotado por uma empresa pode levá-la ao sucesso ou ao fracasso em pouco tempo.

De certo modo, muitos gestores têm dificuldades em saber como formatar preços, especialmente de serviços. Sabendo disso, a ZR Consultoria fornece algumas dicas sobre precificação de serviços, os benefícios e riscos de certas estruturas de preços. Boa leitura!

Formação de preço de serviços: como lidar com essa difícil tarefa?

A forma como um gestor ou empreendedor define sua política de precificação pode ser bastante flexível.

Afinal, não existem fórmulas exatas que possam ser aplicadas em um determinado negócio. Por isso, a formação de preços de serviços se torna mais complexa do que a precificação de produtos.

É preciso compreender que é bem mais subjetivo calcular o valor do seu tempo e da experiência e capacitação de sua equipe.

Por outro lado, você, gestor, pode aproveitar algumas diretrizes de formação de preços de produtos a fim de descobrir seus custos e despesas operacionais. Além disso, essas diretrizes permitem planejar seu lucro-alvo ao definir seu preço para serviços.

O que considerar na formação de preço de venda?

Veja alguns fatores a serem considerados, segundo a recomendação de especialistas em formação de preços. Em suma, esses aspectos ajudam a determinar qual preço cobrar por um serviço:

Preços com custo acrescido

Esse método padrão de formação de preços busca, primeiramente, determinar o custo de produzir algo (nesse caso, fornecer um serviço).

Em seguida, é preciso aplicar um valor adicional para representar o lucro desejado. Para determinar o custo, você precisa descobrir custos diretos, custos indiretos e custos fixos.

Esses custos incluem pagamento de aluguel, luz, internet, telefone, custos administrativos, pagamento de funcionários e fornecedores e outros custos indiretos gerais.

Preços dos concorrentes

Antes de formar seus preços sobre serviços, procure saber quanto seus concorrentes estão cobrando pelos mesmos serviços oferecidos aos mercado.

Contudo, lembre-se: pode haver variações de valores caso os serviços dos seus concorrentes tenham mais diferenciais do que os serviços que você oferece.

Valor percebido para o cliente

É nesse quesito que entra a subjetividade ao definir um preço para um serviço.

  1. Então, aqui vai uma pergunta simples: quanto seu serviço é considerado primordial pelo seu cliente?
  2. Há outro fornecedores que possam entregar o serviço nos mesmos moldes e com a mesma qualidade?

Caso não, talvez seu cliente tenha um valor percebido bastante alto sobre os serviços proporcionados pela sua empresa. Se assim for, consequentemente, o preço final será mais alto.

Quais são os custos fixos e variáveis de um serviço?

Antes de definir um preço para os serviços que sua empresa fornecerá, você precisa entender seus custos e como calculá-los:

Custo de materiais: Estes são os custos de bens que você usa na prestação do serviço.

Por exemplo: se sua empresa é uma agência de marketing, o custo de material inclui computadores, papelaria, material de limpeza e até mesmo o cafezinho servido aos colaboradores.

Já uma oficina de automóveis deve calcular o custo de suprimentos como pastilhas de freio, correias e pneus, que serão usados no conserto dos carros dos clientes.

Custos fixos: Estes são os custos indiretos para o seu negócio na prestação de serviços aos clientes: aluguel mensal, impostos, seguro, depreciação, marketing e propaganda, etc.

Custo do trabalho: Este é o custo do trabalho direto que você contrata para fornecer um serviço. Sendo assim, esse custo refere-se ao salário pago à sua equipe.

Modelos diferentes de formação de preços

Existem muitos modelos de precificação, cada qual com seus benefícios e riscos. Vamos conhecer alguns:

Cobrando por hora trabalhada

Esse é o modelo de precificação adotado por muitos profissionais liberais como advogados, profissionais de marketing, consultores de TI, dentre outros.

Nesse caso, o valor definido deve ser pautado também por sua experiência no trabalho que desenvolve.

Uma dica da ZR Consultoria é a inclusão de um adicional caso o profissional precise se deslocar para atender o cliente. Aí, vale colocar no “pacote final” o custo de transporte, combustível e até alimentação.

Cobrança com valor fixo

Devido à crise financeira no país, muitas empresas precisam manter os custos baixos e preferem contratar serviços com valores fixos mensais.

No entanto, é necessário ficar atento a esse modelo de precificação. Porque, se um projeto demorar mais do que o esperado, você pode perder dinheiro.

Aqui vai mais uma dica da ZR Consultoria Financeira: a saída, muitas vezes, é limitar o número de horas dedicadas ao projeto. Ou, ainda, estabelecer em contrato um pagamento de horas adicionais.

Preços variáveis

Além de determinar um preço justo para seus serviços, você precisa pensar se vai praticar uma política de preço fixo e cobrar de todos os seus clientes a mesma quantia.

Outra opção é formar preços variáveis, negociando individualmente com cada cliente, dependendo do porte dele nos negócios.

Como você pode observar, existem diferentes maneiras de formar preços para seus serviços e produtos. Em todas elas, há vantagens e desvantagens.

Por isso, o ideal é analisar e testar os mais variados modelos, aplicando aquele que melhor atende suas necessidades.

Mas se você não sabe como fazer isso, ou não arriscar aplicando o modelo de precificação errado, fale com os consultores da ZR Consultoria de Finanças em SP!

Temos os melhores especialistas do mercado financeiro para te orientar a tomar decisões. Entre em contato conosco!

Dicas essenciais para formação de preço para seu serviço
5 (100%) 1 Voto
José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial