Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Dicas para elaborar um Planejamento estratégico Financeiro para sua empresa

Dicas para elaborar um Planejamento estratégico Financeiro para sua empresa

Navegue por tópicos!

Se você deseja que sua empresa – pequena, média ou grande – alcance metas definidas, comece dando prioridade ao planejamento estratégico financeiro. Com base nesse documento, é possível traçar objetivos de curto, médio e longo prazos. 

Além disso, a elaboração de um plano estratégico financeiro permite planejar e implementar ações e estratégias alinhadas aos seus negócios. O plano, inclusive, que pode ser reavaliado quantas vezes forem necessárias ao longo do caminho. 

De modo geral, o planejamento inclui algumas etapas essenciais, que vamos mostrar neste artigo da ZR Consultoria Financeira

Desenvolvendo um plano estratégico financeiro para o seu negócio

Previsão, orçamento, análise de fluxo de caixa e indicadores de desempenho são todos os termos usados ​​por gestores. Mas como uma empresa pode desenvolver um plano financeiro estratégico para usar efetivamente essas ferramentas? Bem, tudo começa com um plano, que deve considerar – mas não se limitar – às seguintes questões:

  • Quais são os objetivos do negócio? Quanto a empresa espera vender nos próximos 3 a 5 anos? 
  • Quais são as principais métricas que impulsionam a lucratividade para os negócios?
  • Quais são as principais métricas que geram valor para os negócios?
  • Você compreende a diferença entre margens de lucro do negócio no total e por fluxo de receita?
  • Qual é o ciclo de conversão de caixa do negócio? 

Com base na direção estratégica da empresa, um orçamento anual deve ser criado. Então, ao criar um orçamento, é importante não apenas focar no demonstrativo de resultados, mas também no fluxo de atividades que conduz o balanço. 

Etapas para criar um planejamento financeiro estratégico 

As principais etapas de criação do planejamento financeiro estratégico são orçamento, criação de estratégias e elaboração de cenários. Em seguida, deve-se preparar a elaboração de políticas diversas e ferramentas de controle orçamentária.

Orçamento

É na fase de planejamento do orçamento que as empresas projetam suas despesas, receitas, custos fixos e variáveis. Além disso, leva-se em conta os investimentos de todos os centros de custos envolvidos. 

Conforme já citamos, o mais indicado é a empresa defina um orçamento anual, que sempre pode ser reavaliado para o ano seguinte. 

Criação de estratégias

Nesta fase, a empresa irá, efetivamente, desenvolver seus planos de ações estratégicas que serão implementadas e avaliadas por um período determinado. 

Assim, lembre-se que o plano precisa estar alinhado aos seus objetivos de negócios. No plano, considere indicar projeções de vendas pelo próximos 3 a 5 anos, além de investimentos a serem feitos e projeções de custos. 

Elaboração de Cenários 

Para desenvolver seu planejamento estratégico, a análise de cenários ajuda a definir alguns planos de ação. Portanto, como gestor, elabore um planejamento com base não apenas no cenário atual da macro e micro economias. Igualmente, avalie outros cenários, um mais pessimista e outro mais otimista. 

No cenário otimista, são projetados números mais otimistas – maior receita e menor despesa – em relação ao cenário base. Já no cenário pessimista, faça a projeção de uma condição em que a despesa é maior do que a receita. 

Elaboração das políticas diversas

Aqui, sua companhia precisa elaborar políticas de recebimento (a prazo, à vista, em dinheiro, cartão, boleto, etc). Além disso, crie políticas de pagamento a fornecedores: pagamento à vista, parcelado, etc.

Mecanismos e ferramentas de controle

Tão importante quanto às demais etapas, é fundamental criar ferramentas e mecanismos de controle de todas as etapas elaboradas. Afinal, sem o devido controle, é bem mais complexo saber se o orçamento está sendo seguido à risca e se a empresa está rumo ao sucesso ou não. 

Em resumo, conheça seus objetivos, desenvolva um plano, oriente e projete seu plano, desenvolva métricas rastreáveis ​​e, em seguida, execute seu plano. E lembre-se que, nesse processo, a ZR Consultoria Financeira pode ajudar!

Entre em contato conosco para saber como a ZR Consultoria pode ajudar a identificar suas metas e desenvolver um planejamento eficaz para seus negócios. 

Fornecemos o suporte contábil e a análise financeira contínuos necessários para administrar sua empresa com mais eficiência. Assim, nossos profissionais analisam operações e orientam suas decisões de negócios para ajudá-lo a crescer!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é