Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Dicas para recuperar sua empresa financeiramente em 2018

ballots-1195084_1280

Com o cenário Brasileiro tão incerto na política, a economia em crise e nenhuma base de apoio estruturada, os empreendedores estão fazendo verdadeiros malabarismos para manter suas empresas funcionando sem atingir o vermelho. Por isso, o momento atual em que vivemos pede muito mais disciplina e controle na administração dos negócios do que em tempo mais amenos.

Para quem já está preocupado com a saúde de sua empresa separamos algumas dicas valiosas:

A primeira dica é: organização, esse é o primeiro passo vital para manter a vida empresarial em dia. Afinal, organizando se coloca a casa em ordem, as dívidas no papel e o proprietário consegue identificar os fatores de declínio de seu negócio.

Recomenda-se separar por categorias como, trabalhista, bancária, tributária, fornecedores, e formatos como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Assim é possível encontrar questões que poderiam desencadear maiores problemas e ter uma noção por onde começar.

A segunda dica é: fazer um planejamento, assim haverá um domínio de quais são as ações que seu negócio pede para serem feitas a curto, médio e longo prazo, evitando que atitudes impulsivas sejam tomadas de última hora.

O planejamento também permite perceber se haverá fôlego para os pagamentos que precisarão ser renegociados.

Já a terceira dica é: definir prioridades, como por exemplo, o pagamento de uma máquina que se utiliza nas atividades da empresa evitando sua paralisação, as prestações de financiamento em pessoa física porque possuem taxas mais altas e poderiam dificultar a tentativa de retomada do negócio.

Outras dicas são: pedir mais prazo para pagamento a fornecedores, pedir adiantamento de clientes, cobrar os clientes atrasados para diminuir inadimplência e vender participação acionária para investidores.

O corte de desperdícios também é extremamente necessário, assim o empreendedor evita cortar funcionários de sua equipe. O plano de ação econômica é fundamental para deixar a empresa com despesas adequadas à nova realidade de receita, deixando as demissões como última possibilidade.

Não deixar a luz acesa sem necessidade, diminuir a conta telefônica, gastar menos água, substituir alugueis caros por lugares mais em conta ou até mesmo dividir o espaço com outra empresa são bons exemplos de economias significativas.

Lembre-se que o ideal ao empreendedor é dividir o lucro em três partes com a mesma proporção cada: para reinvestir em sua empresa, para a sociedade e para reserva de capital de giro. Essa última é muito importante nos momentos de crise empresarial.

Como vimos à renegociação de dívidas, eliminação de desperdícios e planejamento financeiro são atitudes básicas para a saúde de qualquer empresa. E, além de fazer uso dessas dicas, o empresário ao contratar uma empresa de Consultoria Financeira eficiente tem chances altas de resgatar seu negócio.

O objetivo principal de acionar Consultoria é receber soluções financeiras estratégicas e alternativas de ajustes e melhorias, obtendo conhecimentos que são pontos chaves para a maximização do lucro e a proteção dos ativos financeiros do negócio. A Zr Consultoria Financeira, que é uma empresa extremamente capacitada para atender as necessidades da sua organização, diagnosticar os pontos fracos e fracos, visando encontrar a melhor solução para sua empresa.


Voltar para o blog

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial