Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Do prejuízo ao lucro: etapas a serem seguidas para o crescimento da sua empresa

etapas a serem seguidas para o crescimento da sua empresa

Alavancar as vendas e aumentar os lucros são preocupações (e metas) que todo dono de empresa tem. No Brasil, o empreendedorismo ganha força com o surgimento de startups, que estimulam quem pretende abrir o próprio negócio.

No entanto, há quem se descubra um excelente gestor e existem os que se deparam com diferentes dificuldades, impedindo um crescimento sólido e constante dos negócios.

Diante desse cenário, o que é possível fazer para contornar os obstáculos que rondam, especialmente, as pequenas empresas? Cabe lembrar que o país está em fase de transição de uma recessão para um período de abertura econômica.

Levando isso em conta, neste post da ZR Consultoria Financeira vamos analisar quais passos são essenciais para sua empresa sair do prejuízo e começar, finalmente, a ver o retorno financeiro.

Mercado em aquecimento, mas o lucro não vem!

O primeiro trimestre de 2019 mostra um mercado mais aquecido e pronto para o consumo. Mas muitos empresários ainda não conseguem bater as metas de lucros e se vêem no meio de muitas dívidas.

Pode-se dizer que este problema acomete, pequenos, médios e até grandes empreendimentos. De acordo com dados do Sebrae, uma das razões para a crise interna é o dimensionamento equivocado das necessidades financeiras de um negócio.

Segundo os levantamentos da instituição, esse é o motivo que leva várias empresas a encerrarem suas operações em menos de dois anos de funcionamento.

4 passos para incrementar suas vendas e ir do prejuízo ao lucro

Faça os cálculos dos custos fixos

Toda empresa que está começando ou já opera no mercado precisa elaborar um planejamento financeiro. Neste documento, você deve inserir todos os custos fixos mensais gerados: aluguel, luz, fornecedores, impostos, funcionários, etc.

Em suma, seus custos fixos devem estar estruturados de acordo com a lucratividade da sua empresa. Ou seja, se a estrutura dos custos fixos mensais for superior aos seus lucros, algumas dívidas podem surgir no horizonte. Portanto, faça as contas!

Contas a receber na planilha

Observe com atenção as contas que tem a receber, já que este item está ligado ao aumento nas vendas. Em uma planilha de Excel ou em um software, liste os recebimentos à vista e a crédito.

No caso dos recebimentos a crédito, os valores só cairão na sua conta futuramente, reduzindo sua margem de ganhos no presente.

Entenda melhor seu público-alvo

Um dos maiores erros de quem decide abrir uma empresa é não compreender perfeitamente o seu target, ou seja, seu público-alvo. Antes de definir produtos ou serviços a serem oferecidos, estudo mais sobre seus potenciais clientes e o que eles gostam.

Em meio a esse estudo, você pode descobrir uma demanda latente por um produto ou um serviço em determinada região. E se você tiver poucos concorrentes, seu caminho estará aberto para o sucesso.

Use a Internet

Esta ferramenta é muito eficiente, mas é preciso usar com a estratégia correta. Pense em criar perfis de sua empresa em redes de mídia social como Facebook, YouTube, Twitter e blogs. Assim, você constrói um relacionamento com seus consumidores. Lembre-se: se você não faz, os concorrentes fazem!

Esses são apenas alguns dos diversos itens a serem avaliados na saúde financeira de uma empresa. Mas nós, da ZR Consultoria, sabemos que nem todos os empreendedores têm tempo de gerenciar cada detalhe do negócio.

Para quem não tem tempo e nem conhecimento de finanças, colocamos nossa equipe de especialistas à disposição. A ZR tem consultores especializados, que podem auxiliar em tudo: desde o planejamento empresarial até a gestão de custos e formação de preços.

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial