Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Economia no Brasil: a paralisia do país em função das próximas eleições

paralisia do pais em funcao das proximas eleicoes

Navegue por tópicos!

Desde 2016, o Brasil vive uma crise política que resultou em uma crescente desaceleração econômica. Para economistas e especialistas jurídicos, a recessão sofre ainda influências das incertezas políticas em relação às próximas eleições presidenciais.

Com um cenário eleitoral tão flutuante, no qual não se sabe se o país será comandado a partir de 2019 por uma equipe de esquerda ou direita, as empresas se veem na necessidade de adotar um planejamento estratégico e de gestão financeira ainda mais sólidos.

Planejamento estratégico de empresas pré e pós eleições

Pelo menos até o próximo mês de outubro, a economia tende a caminhar a passos ainda mais lentos, reduzindo também os investimentos. Se, por um lado, as organizações aguardam os próximos acontecimentos para investir em novas tecnologias e contratações, por outro, os investidores internos e externos analisam a realidade econômica para fazer aportes em determinados segmentos.

De acordo com alguns especialistas, o “pé atrás” dos investidores antes das eleições tem um forte motivo. Esta é a maior indefinição política vivida no Brasil nos últimos 16 anos. As organizações empresariais que pretendiam fazer aquisições ou novas fusões também decidiram aguardar os próximos passos na política. O que se esperava é que em 2018 o setor de fusões e aquisições tivesse um avanço de 18%, o que não ocorreu.

De janeiro a maio deste, o crescimento foi de apenas 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que frustrou empresários, gestores e investidores.

Por que ter um planejamento estratégico e de gestão financeira na desaceleração econômica?

Em um momento político-econômico de tantas incertezas, muitos gestores dedicam menos tempo na gestão de desempenho e gestão estratégica, concentrando-se na sobrevivência de curto prazo. De acordo com especialistas em gestão, esse comportamento ilógico não só fará com que as empresas percam oportunidades, como também mina a própria subsistência que estão tentando manter por meio de táticas de curto prazo.

As empresas que utilizam o planejamento estratégico para tomar decisões críticas se mostram mais capazes de buscar oportunidades de crescimento durante a desaceleração econômica. As organizações que se baseiam num plano de gestão financeira eficaz durante a crise estão mais confiantes sobre suas perspectivas de crescimento a curto e médio prazos.

Gestão financeira em tempos de instabilidade política

O planejamento estratégico de empresas e uma boa gestão de finanças são ainda mais fundamentais durante um período de escassez econômica. As ineficiências podem passar despercebidas quando a demanda por produtos e serviços é alta. Mas quando a indústria se depara com uma situação de mais oferta do que procura, tudo o que não foi planejado se torna ainda mais ameaçador para o seu negócio.

Por isso, o planejamento estratégico e, mais especificamente, a gestão financeira na recessão, são exatamente o que as empresas precisam para verem uma luz no fim do túnel.

Busque um Consultor Financeiro profissional

Em meio à desaceleração da economia, pode ser difícil para gestores e empresários desenvolverem ou colocarem em prática um planejamento financeiro eficaz.

Nessa situação, é recomendado a contratação de um Consultor Financeiro Empresarial experiente, que realizará uma consultoria completa e especializada. A ZR Consultoria, por exemplo, oferece inúmeros serviços como Consultoria Financeira, Gestão de Custos e Formação de Preços, Planejamento Empresarial, dentre outros.

A ZR Consultoria é referência no segmento de consultoria empresarial. Seu foco está no gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além dos serviços de Controladoria, Auditoria e Revisão/Implantação de Controles Internos.

Com atendimento personalizado, a empresa possui expertise para maximizar resultados financeiros de seus clientes e superar as dificuldades que eventualmente surgem.


Entre em contato


Voltar para o blog

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é