Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Planejamento Financeiro Empresarial: Estratégias para sua empresa não ficar no vermelho

consultoria empresarial financeira

Segundo uma pesquisa feita pelo InfoMoney, mais de um terço das empresas fecham em menos de dois anos de inauguração, um dos motivos é a falta de Planejamento Financeiro das empresas.

O Planejamento Financeiro é essencial para todas as empresas. É uma garantia de saber exatamente quais são as entradas e saídas financeiras, assim como uma previsão de quais serão os gastos futuros. O Planejamento Financeiro possibilita o empreendedor a se preparar para eventuais quedas nas vendas e evita que a empresa fique no vermelho

Quando devo fazer Planejamento Financeiro Empresarial?

É aconselhável que o Planejamento Financeiro seja feito anualmente e de preferência no começo do mês de setembro. Assim, o empreendedor tem bastante tempo para consultar o histórico anual e utilizar os dados para fazer previsões para o ano seguinte. Lembre-se, empresas prevenidas conseguem evitar imprevistos como grandes despesas, por exemplo.

Conheça seu mercado

É de extrema importância que o empreendedor conheça seu mercado de atuação. Tenha em uma planilha todos os dados sobre o tamanho, potencial de crescimento e possíveis parceiros/fornecedores. Ao fazer o levantamento de dados é importante saber:

Pontos positivos e negativos da empresa;

– Público Alvo;

– Produtos e serviços oferecidos;

– Outros elementos que podem impactar no planejamento (rotação de funcionários, valores dos fornecedores, etc.).

Acompanhe a movimentação financeira

Utilize uma planilha para registrar todas as entradas e saídas de dinheiro dentro da empresa. Para fazer um bom Planejamento Financeiro Empresarial, é necessário que o empreendedor saiba quais são as despesas durante um período de tempo. Com o Planejamento Financeiro, é possível também projetar qual será o faturamento para determinado período.

O empreendedor deverá ter em mente todos os gastos recorrentes como:

– Salários

– Aluguel do imóvel, aluguel de aparelhos;

– Gastos com fornecedores.

Em seguida, é preciso avaliar quais gastos poderão ser reduzidos e os gastos que poderão ser adiados. Em relação aos gastos que poderão ser reduzidos, é possível entrar em contato com os fornecedores e negociar uma redução nos custos, por exemplo.

Analisar a movimentação financeira da empresa faz com que o empreendedor tenha noção da real situação do seu negócio e a saúde da empresa. Com uma estrutura bem organizada é possível monitorar as entradas e saídas da empresa com muito mais precisão.

Planejamento Financeiro Empresarial a longo prazo

Para ter um Planejamento Financeiro bem sucedido, é necessário ter metas realistas e, se possível, sempre pendendo para o lado pessimista. Este conselho é muito útil pois é impossível prever como o mercado financeiro irá se comportar. Ter uma visão pessimista poderá ajudar a reduzir gastos desnecessários. Trazendo segurança para o empreendedor em mercados incertos.

Entre em contato com um Consultor Financeiro Empresarial

Até mesmo os empreendedores mais experientes precisam pensar na organização da empresa. Porém, o empreendedor têm muitas outras preocupações que poderão deixar o Planejamento Financeiro em último plano.

Contratar um Consultor Financeiro Empresarial faz com que a sua empresa esteja nas mãos de uma consultoria completa e especializada. Uma das responsabilidades do consultor é fiscalizar o fluxo de caixa, capital de giro, processos de pagamento e recebimento, entre muitos outros fatores.

O Consultor Financeiro é responsável pelo Planejamento Financeiro da empresa e dará orientações individuais do negócio. O Consultor também irá traçar um plano de investimento certeiro para a empresa.


Entre em contato


Voltar para o blog

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial