Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Estrutura Organizacional e recursos necessários por setor

Estrutura Organizacional

Navegue por tópicos!

Sabia que o crescimento e o sucesso de uma empresa têm tudo a ver com a estrutura organizacional que você define para os seus negócios? E isso precisa ser apontado em seu planejamento estratégico, um guia que vai nortear a condução dos negócios em longo prazo. 

No mundo das estruturas organizacionais, as opções existentes incluem coisas como cadeia de comando (longa ou curta?), amplitude de controle (ampla ou estreita?) e centralização (tomada de decisão centralizada ou descentralizada?), apenas para citar alguns.

Desse modo, ficou difícil para você saber que tipo de estrutura organizacional sua empresa deve ter para crescer de forma saudável? Então saiba mais estruturas organizacionais, conheça as principais e quais recursos eles demandam para cada setor. 

Estrutura Organizacional Funcional

Um dos tipos mais comuns de estruturas organizacionais, a estrutura funcional “departamentalizada” uma organização com base em funções de trabalho comuns. Assim, uma empresa com esse modelo de estrutura, por exemplo, agruparia os colaboradores da seguinte forma: 

  • Todos os profissionais de marketing em um departamento;
  • Todos os vendedores em um departamento separado;
  • Todos os funcionários de atendimento ao cliente em um terceiro departamento.

A estrutura funcional permite um alto grau de especialização para os funcionários e é facilmente escalonável caso a organização cresça. 

Porém, pode inibir o crescimento de um funcionário ao evitar que desenvolva novas habilidades. O que certamente poderia acontecer se ele interagisse mais com outros departamentos. 

Estrutura Divisional baseada no produto

A estrutura divisional, em suma, é composta de múltiplas estruturas funcionais menores. Sendo assim, cada divisão dentro de uma estrutura divisional pode ter sua própria equipe de marketing, sua própria equipe de TI e assim por diante. 

Portanto, nesse caso, uma estrutura divisional baseada em produto – cada divisão dentro da organização é dedicada a uma linha de produto específica.

A desvantagem desse tipo de estrutura é que a organização pode acabar com recursos duplicados conforme diferentes divisões se esforçam para desenvolver novas ofertas.

Estrutura Matricial

Ao contrário das outras estruturas organizacionais, uma estrutura matricial não segue o modelo hierárquico tradicional. 

Em vez disso, todos os funcionários têm relações de subordinação com duas ou mais cadeias de comando, fornecendo flexibilidade e tomada de decisão mais equilibrada.

Estrutura formal

Chamada de estrutura formal, ou plana, este tipo de estrutura dentro da organização se parece mais com uma pirâmide: hierarquia de colaboradores, supervisores, gerentes e diretores.

Entre a base da pirâmide (funcionários) e o topo (líderes), a estrutura plana limita os níveis de gerenciamento e, por vezes, limita o crescimento e as oportunidades de subir de cargo. 

Estrutura Informal

É uma rede estrutural na qual não há papéis tão bem definidos. Todos interagem entre si e com seus supervisores, embora estes exerçam seu papel de liderança de forma mais compartilhada. 

Em muitas empresas, esse é o estilo de estrutura adotado para motivar e engajar os colaboradores.

Estrutura em rede

Aqui neste exemplo também não existe o conceito de hierarquia formal. Desse jeito, todo o trabalho é desenvolvido em equipe, dando maior senso de coletividade. 

Mas, ainda assim, é comum a presença de líderes nesse grupos, que podem motivar os colaboradores e ajudá-los nas tomadas de decisões em conjunto. 

Estrutura projetizada

Bem diferente do convencional, a estrutura projetizada é um sistema no qual cada gerente de projeto tem autonomia sobre os profissionais que estão sob sua liderança. 

As empresas de tecnologia costumam adotar esse modelo, com o objetivo de agilizar entregas aos clientes. 

Agora que você compreendeu melhor cada uma das estruturas mencionadas acima, o próximo passo é alinhar e realinhar a estrutura que melhor se encaixa em sua empresa atualmente. 

A ZR Consultoria pode auxiliar nesse processo, atuando com consultoria para a elaboração de um planejamento empresarial completo e que ajude a construir uma empresa mais sólida e com bases bem definidas. 

Conte conosco!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
investidores para a minha empresa
Blog

Como conseguir investidores para a minha empresa

Muitas startups têm surgido no Brasil nos últimos anos, um movimento impulsionado pelo comportamento de empreendedorismo dos brasileiros. Com uma grande ideia na cabeça, um

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.