Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Evite investimentos ruins com o Estudo de Viabilidade Econômica

Estudo de Viabilidade Econômica

Você espera abrir um novo negócio ou investir em novos produtos, equipamentos ou tecnologias para seu negócio atual? Então, uma das questões mais importantes é saber se esse aporte será viável ou não. Sendo assim, elaborar um estudo de viabilidade econômica é uma etapa importante para que os resultados do investimento sejam satisfatórios.

Em suma, o estudo de viabilidade econômica-financeira é um documento que contém números, projeções e análises. Logo, esse documento permite ao empresário avaliar (360 graus) o potencial real de retorno sobre investimento realizado. 

Neste artigo da ZR Consultoria Financeira, entenda melhor o que esse estudo e porque ele deve ser feito para evitar preocupações futuras!

O que é um Estudo de Viabilidade Econômica?

Em resumo, o estudo é um relatório elaborado com base em projeções numéricas, que ajudam a definir os 3 principais indicadores de análise de investimentos. Então, esses indicadores são conhecidos como Payback, Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

O payback é o período de retorno de lucros de um negócio. Ou seja, você investiu 50 mil reais hoje para abertura de uma microempresa e precisa saber em quantos meses ou anos terá o retorno do que investiu – os mesmos 50 mil reais. 

Já o Valor Presente Líquido (VPL) é um indicador que serve para mostrar, a valor presente, os fluxos de caixa que se espera ter a partir do negócio avaliado. Por outro lado, o TIR é outro indicador que demonstra o grau de rentabilidade de um projeto. 

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) também deve ser avaliada. Afina, ela fornece o valor mínimo que o investidor espera obter em investimento específico. Portanto, a TIR deve ser maior ou igual a TMA para que um projeto ou negócio seja visto como viável. 

Quando devo fazer um Estudo de Viabilidade Econômica?

Embarcar em um novo empreendimento comercial, produzir uma nova linha de produtos ou expandir para um novo mercado é arriscado sob qualquer condição econômica.

Por isso, realizar uma análise de viabilidade econômica é um passo importante na avaliação dos custos, benefícios, riscos e recompensas de um novo empreendimento. 

Assim, as análises de viabilidade pesquisam o clima econômico, articulam um plano de negócios e estimam os custos e receitas das operações planejadas.

Decerto, esse estudo ajuda as empresas a planejar operações, identificar oportunidades e armadilhas e a atrair investidores. 

Uma análise de viabilidade não é necessariamente difícil de produzir ou altamente custosa, mas deve ser completa, considerando todos os desafios e problemas potenciais. Então, o ideal é que uma empresa de consultoria se encarregue de elaborar esse relatório. 

Para isso, fale com os consultores da ZR Consultoria Financeira e Econômica. Temos um equipe pronta para atender suas demandas e auxiliar em todas as etapas da construção de um estudo eficaz para os seus negócios.

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial