Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Ir à falência não é o mesmo que encerrar os negócios: entenda

falência não é o mesmo que encerrar os negócios

Navegue por tópicos!

Todos nós conhecemos alguém que teve uma empresa falida nos últimos tempos. Aliás, o termo “falência” foi bastante mencionado durante a pandemia, com cerca de 600 mil micro e pequenas empresas fechando as portas em 2020

Mas você sabia que a palavra “falência” às vezes é mal empregada e é confundida com o encerramento de uma empresa? Se você não quer entrar em um processo de falência, é possível solicitar a recuperação de empresas. 

Para solicitar a recuperação de empresas, ou recuperação judicial de empresas, o seu negócio deverá passar por uma revisão orçamentária. Mas vamos explicar em mais detalhes neste artigo. Fique por dentro! 

Falência vs Encerramento de empresa: quais as diferenças

Primeiramente, queremos que você compreenda melhor quais são as diferenças entre falência e encerramento. Porque elas existem e podem confundir qualquer empresário, principalmente quem é novo no mundo da gestão de negócios.

E cabe lembrar que grande parte das companhias que estão em operação no país integram o grupo das micro, pequenas e médias empresas. 

Portanto, são esses pequenos negócios os que mais sofrem com a sombra da falência batendo à porta em épocas de crise econômica. Assim sendo, vamos explicar melhor cada situação:

Encerramento do negócio

O encerramento de uma empresa pode acontecer por diversas razões. No entanto, é importante destacar que o encerramento das operações se dá por vias legais e jurídicas, com total respaldo de contadores especializados. 

Ao mesmo tempo, o encerramento de uma empresa, de forma simples, mostra que os sócios encerraram as atividades sem nenhuma pendência financeira com fornecedores, funcionários, etc.

Falência

A falência, por outro lado, ocorre quando os sócios encerram os negócios sem conseguir quitar suas pendências financeiras. 

Portanto, sem os devidos pagamentos dentro dos prazos legais, não é possível simplesmente fechar as portas e “seguir a vida”. Para que uma empresa seja considerada encerrada, não devem haver pendências jurídicas e financeiras.

Mas e quando os sócios ou o único empreendedor não possui dinheiro em caixa para realizar os pagamentos pendentes?  

Nesse caso, o próximo passo é decretar a falência por meio de processo judicial, no qual todos os bens da empresa são utilizados para a quitação das dívidas. 

Vale destacar que a decretação de falência tem sido a solução adotada por muitos empresários que não conseguem pagar suas dívidas. Contudo, eles gostariam de continuar com os negócios se fosse possível. 

Para esses casos, apresentamos uma nova solução: a recuperação de empresas por meio judicial. 

Recuperação de empresas: salve seu empreendimento enquanto há tempo! 

Sua empresa está indo ladeira abaixo? Não deixe que o estado de falência se aproxime dos seus negócios!  

A recuperação judicial é uma ferramenta jurídico-financeira que permite evitar a falência empresarial. Durante o processo de recuperação empresarial judicial, os sócios podem apresentar documentos e tentar renegociar as dívidas pendentes.

Isso deve ser feito dentro de um prazo estabelecido e após a apresentação de um planejamento de recuperação, que inclui a revisão orçamentária. 

Caso a empresa comprove que tem condições de quitar as dívidas acumuladas no valor estipulado e dentro do prazo estabelecido, a recuperação terá sucesso! 

Revisão orçamentária

Assim como a recuperação judicial é uma especialidade da ZR Consultoria Financeira, a revisão orçamento também no nosso escopo de trabalho.

Neste serviço, fazemos muito mais do que analisar suas contas e tentar reduzir custos. Fazemos, de fato, um levantamento criterioso e atento, buscando compreender os pontos falhos da gestão financeira, além de fazermos uma nova projeção das finanças empresariais para o futuro. 

Por isso, conte com a nossa expertise! Sou José Rubens, consultor financeiro, perito judicial em cálculos Econômicos e Financeiros e tenho mais de 30 anos de experiência em Gestão Financeira para empresas. E estou pronto para te ajudar a vencer este desafio! 

Entre em contato!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Quais são as contas do balanço patrimonial
Blog

Quais são as contas do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um dos demonstrativos financeiros e contábeis mais importantes na gestão de um negócio. Ele é composto pela discriminação de ativos e

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.