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A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

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Fidelização de clientes: conheça 5 dicas essenciais para o seu negócio

Fidelização de clientes

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O crescimento saudável e sustentável da sua empresa está ligado a fatores que vão além da boa gestão do fluxo de caixa e do planejamento financeiro eficiente. Afinal, para ter dinheiro em caixa, sua empresa precisa vender. 

Logo, ter clientes que vão adquirir seus produtos e serviços é fundamental para essa enorme engrenagem que é gerir um negócio. Mas é aí que muitas vezes os problemas começam a surgir. 

Se atrair clientes é algo que exige esforço e boas estratégias de marketing e de vendas, fidelizar é ainda mais difícil nos dias de hoje. Afinal, a concorrência em todos os segmentos é alta, diferentemente do que ocorria há 20 ou 30 anos.

No entanto, fácil ou difícil, a realidade é que os seus negócios dependem dos consumidores. E dependem, decerto, da manutenção de uma carteira ativa de clientes que compre com frequência. 

Pensando nisso, descubra algumas formas de retenção de clientes com as dicas que separamos para você! 

Dica 1 para Fidelização de clientes – Entenda as expectativas

O atendimento ao cliente abrange muito mais do que apenas atender a dúvidas e reclamações. Sobretudo, você também precisa atender às expectativas deles, compreendendo suas necessidades reais e latentes. 

Para isso, é crucial receber o feedback dos clientes, que pode ser por meio de:

  • Pesquisas de mercado;
  • Pesquisas de satisfação.

Depois de coletar e analisar os dados, o próximo passo é utilizar essas informações para promover melhorias na empresa. Logo, isso pode se refletir na escolha de novos produtos para o estoque, na decoração da loja ou na forma de atendimento, entre outras coisas. 

Dica 2 – Use canais de comunicação

As redes sociais, o site da sua empresa, o e-mail e até o Whatsapp são ferramentas importantes para reter clientes. Porque é com ajuda desses recursos que o seu negócio estabelece canais de comunicação com cada consumidor.

Assim, poderá ofertar produtos, tirar dúvidas ou simplesmente manter um relacionamento com seus clientes, oferecendo:

  • Conteúdos relevantes para eles:
  • Dicas e sugestões sobre produtos e serviços;
  • Tendências de mercado, etc.

Dica 3 – Pense em promoções

Sua empresa, principalmente sendo de varejo, deve apostar nas promoções sazonais para vender mais e fidelizar clientes. Mas cuidado ao adotar a política de descontos constantes, o que acaba por “desvalorizar” seu produto/serviço ou marca no mercado. 

Além disso, o ideal é que os consumidores vejam as promoções e descontos como algo especial, ou seja, que não acontece sempre. Isso é um gatilho mental que certamente faz com que os clientes tenham pressa em aproveitar o preço mais atrativo para comprar. 

Dica 4 – Entrega de acordo com a promessa

Uma promessa é uma dívida para um cliente. Portanto, lembre-se de que é muito perigoso prometer algo que sua empresa não pode cumprir. Por exemplo, prazos de frete apertados, personalizações em produtos que não podem ser feitas, etc.  

Pesquisas mostram que, quando um cliente está insatisfeito, ele provavelmente contará a mais 20 pessoas sobre sua experiência negativa com a marca.

Para evitar prejudicar seus clientes, a regra de negócios não mudou. Se prometer, entregue! E, de preferência, entregue mais do que prometeu para causar uma boa impressão!

Dica 5 – Faça um planejamento empresarial que inclua as estratégias anteriores

Ao colocar todas as estratégias citadas acima, além de outras, você consegue planejar melhor cada ação. E mais do que isso: pode mensurar os resultados e o retorno financeiro sobre os resultados (ROI). 

Então, como uma consultoria de gestão empresarial, a dica da ZR Consultoria é nunca deixar de preparar um planejamento empresarial de longo prazo.

É este documento que vai nortear suas ações e toda a gestão da sua empresa, de modo que ela possa crescer forte e sem turbulências.

Não sabe como  organizar o planejamento empresarial da sua companhia ou varejo? Conte com a experiência da ZR Consultoria! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

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