Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Gestão Financeira: Por que separar finanças pessoais e empresariais?

Gestão Financeira: Por que separar finanças pessoais e empresariais?

Navegue por tópicos!

Gestão financeira possibilita qualquer pessoa evitar cometer erros que causam grandes perdas de dinheiro. 

Uma das premissas de gestão financeira que certamente vale prestar atenção é a separação das finanças pessoais e empresariais. 

Embora seja um assunto com conclusões que parecem tão óbvias, ainda há muitos empreendedores que misturam dinheiro da empresa e dinheiro pessoal.

Por conta disso, muitos negócios vão à falência ou, no mínimo, ficam com o caixa bastante comprometido. Mas, neste artigo da ZR Consultoria, você vai saber porque deve  adotar uma prática de separação das contas e quais as vantagens disso. Saiba mais! 

Por que separar suas finanças é tão importante?

Pode ser tentador usar suas finanças pessoais a fim de impulsionar seus negócios. Ou, ainda, de usar os recursos financeiros da empresa para resolver pendências no lado pessoal. 

Mas, independentemente da situação, essas ações acabam por gerar grandes problemas a longo prazo. 

Embora haja muitos benefícios em manter suas finanças pessoais e empresariais separadas, duas das principais razões pelas quais é essencial deixar ambos em lados diferentes são os fins fiscais e de proteção pessoal.

Impostos

É bem mais fácil acompanhar as despesas comerciais para fins fiscais se você usar uma conta comercial exclusiva. Assim, lembre-se que  todos os recibos contam no planejamento e no controle fiscal. 

Logo, isso inclui desde os recibos de despesas de escritório até recibos de compras operacionais e de estoque. 

Quando chegar a hora de arquivar seus impostos (ou entregar tudo ao seu contador), todas essas informações compiladas ajudam a  otimizar tempo. Além disso, é importante manter os documentos organizados para fins de melhor gestão dos negócios.

Proteção pessoal

É muito comum que os empresários obtenham empréstimos e linhas de crédito a partir de garantias pessoais. Às vezes isso é necessário, especialmente quando sua empresa é recém-criada e não possui um forte score de crédito empresarial. 

Mas o objetivo é justamente evitar essas garantias pessoais. Por isso, tente sempre construir um forte crédito comercial para mostrar aos credores que você pode e vai quitar suas dívidas. 

Gestão financeira: Dicas para guardar por toda a vida

Vamos conhecer algumas formas de proteger suas contas pessoais e empresariais: 

Abra uma conta corrente empresarial

Uma conta corrente comercial tem algumas vantagens: primeiramente, agilizará o fluxo de caixa e tornará a manutenção de registros muito mais eficiente. 

Além disso, uma conta comercial se presta ao fácil rastreamento financeiro. 

Solicite um cartão de crédito empresarial

Um cartão empresarial com limite pré-estabelecido é um passo importante na separação de contas pessoais das contas do negócio. Entretanto, procure utilizar o cartão corporativo apenas para pagamento de despesas corporativas. 

Caso contrário, não faz sentido ter um cartão especial para o seu empreendimento. 

Tenha um pró-labore

Uma das melhores maneiras de não “assaltar”  caixa da própria empresa para suprir suas dívidas pessoais é estabelecer um ganho mensal fixo, ou pró-labore. 

Esse valor funciona como um salário, que paga suas despesas pessoais sem que seja necessário buscar mais recursos no caixa empresarial. 

Planejamento empresarial

Com um planejamento empresarial eficiente fica mais fácil ter controle sobre as despesas do seu negócio. Mas se você tem dificuldades para criar um planejamento efetivo, conte com a experiência da ZR Consultoria Financeira! 

Estamos há quase 30 anos orientando pequenos, médios e grandes empresários na gestão financeira e empresarial mais assertiva e responsável.

Fale conosco! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é