Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Gestão Financeira: 5 erros comuns que podem afetar o seu negócio

Gestão Financeira 5 erros comuns que podem afetar o seu negócio

Navegue por tópicos!

Certamente que você, assim como outros empreendedores, pensam em ter sucesso no novo empreendimento. Mas para alcançar a estabilidade e o crescimento nos negócios, é essencial ter um bom plano de gestão financeira.

O planejamento de gestão financeira mais efetivo é aquele que inclui métricas, objetivos e um guia do que fazer e do que não fazer para não comprometer sua empresa.

Mas nem todos os gestores iniciantes sabem quais aspectos, especificamente, não devem ser adotados na gestão empresarial. 

Por isso, selecionamos neste artigo 5 erros comuns para você evitar ao gerir as finanças do seu pequeno, médio ou grande negócio! 

Gestão financeira, os 5 erros mais comuns:

Esquecer de projetar o fluxo de caixa

Você pode acompanhar diariamente o que entra e o que sai no caixa da sua empresa. Mas mesmo com esse acompanhamento “em tempo real”, é importante fazer sempre uma projeção de entradas e saídas de fluxo de dinheiro. 

Isso faz parte de um bom planejamento que leva em conta a possibilidade de investimentos futuros e previsão de gastos inesperados. 

Além disso, a projeção de fluxo de caixa é fundamental para ajudar seu empreendimento em momentos de crise. 

Se você sabe quanto dinheiro vai entrar e quanto vai sair em um determinado período de tempo, você poderá planejar e controlar com mais eficiência as despesas e investimentos. 

Não fazer a separação de contas profissionais e pessoais na gestão financeira

Um erro muito comum que ocorre principalmente nos pequenos empreendimentos. Todo início de jornada empresarial é marcada pela mistura de contas pessoais e contas da empresa.

O que, de fato, pode colaborar para uma gestão ineficiente em vários pontos. O ideal é criar um pró-labore para o gestor e deixar uma parte do dinheiro para o pagamento das contas da empresa.

E não esqueça também de separar um montante para investir no seu negócio, seja para compra de materiais, equipamentos ou investimentos em marketing. 

Não controlar o fluxo de caixa

Se você é dono de uma loja física ou online, ter um controle de estoque rigoroso é um ponto muito relevante! 

Mas atenção! Realizar o controle de estoque não significa apenas fazer uma lista de produtos para compra. O controle de fato eficiente de estoque abrange:

  • Avaliar quais produtos necessitam de reposição e de quanto em quanto tempo;
  • Avaliar quais produtos têm maior procura pelos consumidores
  • Analisar quais produtos têm pouca demanda e tendem a ficar encalhados no estoque. 

Você pode utilizar uma planilha de Excel para essas conferências. Ou, se possível, implementar um sistema de gestão próprio para controle de estoque em sua loja. 

Não utilizar uma ferramenta padrão para gerenciar as finanças

Quando o assunto é gestão de finanças, não há como não falar da importância de contar com ferramentas padronizadas. 

Sejam elas planilhas, cadernetas ou softwares mais robustos, essas ferramentas permitem um controle homogêneo das finanças empresariais.

Por consequência, você consegue ter uma visão geral dos negócios mais efetiva e identifica problemas com maior facilidade também. 

Deixar de elaborar o planejamento financeiro do negócio

O plano financeiro não apenas serve como um guia completo de orientações para a sua empresa como também tem outra finalidade. Em resumo, ele permite comparar os resultados projetados com o que foi efetivamente realizado. 

Mas se você não tem tempo hábil para elaborar o plano de finanças da sua empresa, conte com a experiência da ZR Consultoria Financeira! 

Nosso consultor, o especialista José Rubens, pode te dar todas as orientações essenciais para você gerenciar sua empresa com mais tranquilidade.

Entre em contato! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Qual o papel de uma assessoria contábil
Blog

Qual o papel de uma assessoria contábil?

A assessoria contábil tem um papel fundamental para qualquer tipo de negócio. Afinal, seja uma MEI ou uma grande empresa, todas precisam pagar impostos e