O giro do ativo empresarial é um indicador que deve ser permanentemente avaliado pelos gestores. De fato, esse índice permite visualizar o melhor uso dos ativos, facilitando a organização da geração de lucros e receitas.
Além disso, o giro do ativo ajuda a compreender como está a saúde financeira do seu empreendimento. Fator que certamente ajuda a planejar todas as ações tomadas de decisões para o crescimento contínuo do seu negócio.
Sendo assim, confira mais sobre esse assunto aqui no blog da ZR Consultoria Financeira!
Definição de giro do ativo
De modo simplificado, o giro do ativo é um indicador contábil responsável por relacionar 3 pontos: o total das vendas produzidas, a receita líquida e o ativo da empresa.
Então, esse parâmetro aponta a quantidade de vezes em que o ativo empresarial girou em um determinado período avaliado.
Dessa forma, o indicador possibilita:
- A análise de eficiência no uso dos ativos da empresa (bens, estoque, investimentos, etc);
- A medição eficaz sobre o uso dos ativos da forma devida e correta, levando à produção de lucros e riquezas para o negócio.
Portanto, esse parâmetro também ajuda na definição de métricas relevantes, que permitem compor estratégias e tomadas de decisão para que a empresa alcance seu potencial lucrativo e de crescimento.
Como calcular?
Conforme já sabemos, o giro do ativo compara as vendas de produtos ou serviços de uma empresa em relação ao total de ativos dela.
Para fazer o cálculo correto, a fórmula é: GA = Receita Líquida / Total médio de ativos.
A receita líquida representa o volume de vendas nos últimos 12 meses. Considere o desconto de valores de impostos, reembolsos e devoluções.
Quais os benefícios de avaliar esse indicador?
Como empreendedor ou gestor de empresa, invista um pouco do seu tempo analisando esse importante parâmetro.
Afinal, ele tem como uma de suas principais funções apontar como as organizações usufruem dos seus ativos ao longo do tempo.
Sabendo que os ativos têm o papel de gerar riqueza, o mau uso deles certamente levará as organizações ao prejuízo financeiro – por vezes até à falência.
Desse jeito, a forma como uma companhia organiza e conduz o gerenciamento de seus ativos mostra o quão capaz ela é de potencializar seus lucros.
Além disso, mensurar o desempenho e o bom uso do ativo da empresa garante uma estruturação mais eficiente de um empreendimento.
Se o giro do ativo necessita de melhorias, isso também indica que sua empresa pode precisar de investimentos de capital alheio para expandir os negócios.
ZR Consultoria: o seu melhor parceiro na avaliação de giro do ativo empresarial
Com ampla experiência no mercado financeiro e contábil, nosso consultor José Rubens oferece consultoria especializada na gestão de ativos.
Além disso, oferecemos consultoria em gestão de planejamento empresarial, de valuation, de tesouraria e recuperação financeira. Acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.