Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Inteligência emocional para negócios: entenda a importância

Inteligência emocional para negócios

Navegue por tópicos!

Gerenciar uma empresa com tantos departamentos, pessoas, comportamentos e interesses não é uma tarefa fácil. Os gestores sabem que precisam administrar diversas áreas sem perder o equilíbrio e o foco. Mas, além da liderança de equipes, os líderes também possuem a missão de gerir conflitos dentro das empresas.

Então, surge a necessidade de se trabalhar o que chamamos de inteligência emocional, algo que está cada vez mais em voga no cenário empresarial. 

Neste post da ZR Consultoria Financeira, entenda mais sobre inteligência emocional para negócios e como isso pode melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade de todos! 

O que é inteligência emocional?

O tema foi debatido pela primeira vez em 1995, com o autor Daniel Goleman, após o lançamento da obra “Inteligência Emocional”. De acordo com os conceitos apresentados por Goleman, a tal inteligência emocional diz respeito à habilidade que temos de identificar nossos sentimentos.

Do mesmo modo, trata da habilidade que temos em identificar os sentimentos de outras pessoas pela empatia. E, com isso, utilizar os recursos emocionais para incentivar as equipes e gerenciar bem nossas emoções internas. 

Por consequência, esse equilíbrio emocional se reflete igualmente nos relacionamentos que criamos com líderes e liderados. Portanto, Goleman define a inteligência emocional como a combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal.

Qual a importância sua importância para os negócios?

Muitos profissionais se preocupam apenas em aperfeiçoar suas capacidades técnicas, esquecendo-se das capacidades emocionais. Mas as habilidades emocionais são tanto quanto essenciais para lidar com desafios.

A inteligência emocional é, decerto, um dos principais fatores pelo sucesso ou fracasso individual em qualquer tipo de relação, seja pessoal ou profissional. 

Sendo assim, quem mais apresenta características como compreensão, empatia e gentileza, mais tem chances de ser bem-sucedido.

Inteligência emocional na gestão de pessoas

A inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvido. E, uma vez que isso ocorre, todo oambiente corporativo se beneficia. 

Afinal, os gestores ampliam sua capacidade de lidar com diferentes situações de conflitos e com os comportamentos mais tóxicos dentro das empresas. 

Com as habilidades emocionais “afiadas” você terá melhores condições de: 

  • Liderar dando exemplo para sua equipe;
  • Estimular a comunicação não-agressiva e saudável entre os colaboradores;
  • Ser mais receptivo ao feedback dos funcionários;
  • Controlar e mitigar desentendimentos;
  • Estimular os debates saudáveis;
  • Assumir os erros de liderança e adotar uma nova postura;
  • Ter mais diplomacia nas adversidades;
  • Implementar ações motivadoras;
  • Aceitar e fazer com que todos aceitem as diversidades.

Competência estratégica

Conforme é possível observar, a inteligência emocional é mais do que autocontrole de emoções. É uma competência estratégica tão importante quanto as demais competências exigidas de líderes e gestores. 

Assim, todas as medidas que levam em conta o desenvolvimento de tais habilidades podem ser incluídas no seu planejamento empresarial. Isso porque a inteligência emocional tem influência quase que direta no sucesso da condução dos negócios. 

E nós, da ZR Consultoria, podemos auxiliar no processo de construção do planejamento empresarial, abordando todas as questões técnicas e estratégicas que fazem a diferença para sua empresa ser mais competitiva e sólida.

Conte conosco e conheça melhor o nosso trabalho! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
investidores para a minha empresa
Blog

Como conseguir investidores para a minha empresa

Muitas startups têm surgido no Brasil nos últimos anos, um movimento impulsionado pelo comportamento de empreendedorismo dos brasileiros. Com uma grande ideia na cabeça, um

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.