Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Liderança liberal ou democrática? Entenda as diferenças!

Liderança liberal ou democrática

Navegue por tópicos!

No cenário empresarial, um dos tópicos mais abordados é a liderança e a forma como os gestores engajam suas equipes. Assim, dependendo da cultura organizacional de uma empresa, seus gestores podem praticar diversos tipos de liderança, dentre elas, a liderança liberal e a democrática. 

Mas quando abordamos esses dois tipos de liderança, uma questão importante vem à tona: qual a diferença entre liderança liberal e democrática? Qual tipo de liderança você ou os gestores de sua empresa aplicam nos negócios

Para mitigar todas as dúvidas, vamos conhecer um pouco mais sobre essas lideranças neste post da ZR Consultoria Financeira. Além disso, vamos saber como elas podem ser aproveitadas para o crescimento de sua empresa! 

O que é liderança liberal?

Já ouviu alguma vez a expressão francesa laissez faire? Esse termo significa “deixar fazer” e representa bem o conceito de liderança liberal.

Em suma, a liderança liberal oferece autonomia e maior independência para a realização de tarefas e nas tomadas de decisão. Podemos, em suma, dizer que é um modelo de liderança bastante flexível adotado em muitas empresas atualmente. 

Quais os benefícios da liderança liberal?

Além da autonomia e da promoção da independência dos funcionários para executarem tarefas e tomarem decisões, esse tipo de liderança tem como características: 

  • Ajuda a aprimorar a capacidade de autogestão dos colaboradores;
  • Estimula o colaborador a buscar soluções mais inovadoras para os problemas da empresa;
  • Possibilita a melhor divisão de tarefas e a colaboração mais próxima entre equipes de trabalho;
  • Com maior autonomia os funcionários podem se mostrar mais engajados em relação aos objetivos de negócios da empresa.  

Liderança democrática: qual a definição?

Embora tenha traços de semelhança com a liderança liberal, a liderança democrática segue um modelo de gerenciamento no qual o líder envolve todo o grupo no processo de tomada de decisão.  Assim, o líder pode consultar todos funcionários, levando em conta as ideias e pareceres do grupo ou da instituição. 

Decerto que esse estilo de liderança funciona muito bem quando o gestor promove a escuta ativa, sabendo ouvir os colaboradores. Por outro lado, seus “conselheiros” devem estar capacitados para atuar em conjunto e contribuir com o ambiente corporativo.

Além disso, a liderança democrática oferece vantagens ao meio corporativo, melhorando a motivação e o engajamento das equipes, gerando um ambiente colaborativo e acolhedor e fazendo com que todos desenvolvam o exercício do trabalho em equipe. 

Agora que você já conhece as duas definições, escolha a que mais de adapta à sua empresa e conte com a consultoria da ZR Consultoria Financeira para implementar melhorias na gestão da sua empresa! 

Entre em contato conosco!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
investidores para a minha empresa
Blog

Como conseguir investidores para a minha empresa

Muitas startups têm surgido no Brasil nos últimos anos, um movimento impulsionado pelo comportamento de empreendedorismo dos brasileiros. Com uma grande ideia na cabeça, um

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.