Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Liquidez Financeira: quais são os indicadores, vantagens e desvantagens

Liquidez Financeira: quais são os indicadores, vantagens e desvantagens

Navegue por tópicos!

Liquidez financeira. Este é um dos termos básicos quando pensamos em investimentos. Todo empreendedor que se preocupa em investir e planeja como fazer isso sem correr riscos deve estar atento à liquidez de uma aplicação financeira. 

A liquidez tem relação direta com a disponibilidade dos valores investidos, por isso é interessante conhecer bem o tipo de aplicação que deseja apostar. 

Além disso, neste artigo, saiba quais são os indicadores de liquidez mais relevantes para se observar. 

O que é liquidez?

A liquidez refere-se à pronta disponibilidade de resgate do valor investido, sem que o investidor perca rendimentos caso não cumpra os prazos de resgate.

Alguns tipos de aplicações e investimentos são de resgate de longo prazo. Ou seja, você aplica dinheiro hoje e somente pode contar com esse valor daqui uns meses ou anos. 

Isso acontece, por exemplo, com os títulos de capitalização e com a previdência privada. Portanto, são investimentos de baixa liquidez, assim como investimentos em imóveis e equipamentos também oferecem baixa liquidez.

Sendo assim, se você, empresário, pensa em realizar aplicações para ter maior liquidez, ou seja, facilidade em recuperar o dinheiro sem perdas, cabe analisar os investimentos futuros. 

Quais são as principais formas de liquidez financeira?

A liquidez financeira é classificada com base em quatro indicadores específicos: corrente, geral, imediata e seca.

Liquidez corrente

Existe uma fórmula para calcular a liquidez corrente, sendo ela: 

  • Liquidez corrente = ativo circulante ÷ passivo circulante

A liquidez corrente, de modo resumido, trata da entrada e saída e de valores de uma empresa em um curto período de tempo. Então, se a disponibilidade de reaver o dinheiro aplicado é de curto período, a capacidade de uma organização de arcar com os compromissos financeiros a curto prazo é bem alta. 

Liquidez  geral

Tem liquidez de prazo mais longo se comparada à liquidez corrente. Então oferece mais dados do que a liquidez corrente. O cálculo do índice é feito assim:

  • Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) ÷ (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Liquidez  imediata

Por considerar o balanço patrimonial empresarial, esse índice é bem mais conservador. A fórmula de cálculo é esta:

  • Liquidez Imediata = Disponível ÷ Passivo Circulante

Liquidez  seca

É similar à liquidez corrente, contudo não leva em conta os estoques do ativo circulante. Afinal, convertê-lo em dinheiro em curto prazo é difícil. Para calcular esse tipo de liquidez, a fórmula é:

  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) ÷ Passivo Circulante

Vantagens e riscos

Há vantagens de desvantagens em investir em um patrimônio de menor liquidez. No caso dos imóveis e máquinas industriais, por exemplo, os ativos são valorizados e geram alta rentabilidade ao longo dos anos.

No entanto, pensando em liquidez, considerando que podem levar anos para conseguir a venda do imóvel, investir em imóvel não é uma vantagem. 

Quando a liquidez está atrelada a investimentos financeiros, esteja atento se a aplicação escolhida oferece liquidez imediata , média ou de longo prazo. 

O ideal é que sua empresa faça investimentos nas 3 modalidades, garantindo lucros para situações de curto, médio e longo prazos. 

Gostou deste artigo da ZR Consultoria Financeira? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.