Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

O que é Divida Ativa? Saiba como consultar e regularizar

O que é Divida Ativa? Saiba como consultar e regularizar

Navegue por tópicos!

Se dever para uma empresa privada ou instituição bancária é algo ruim, imagine dever para o governo? Isso é o que acontece quando você tem uma dívida ativa.

Dívida ativa acumulada por falta de pagamento de impostos como IPVA e IPTU é motivo de dor de cabeça para muitos brasileiros. E certamente a dívida com a esfera pública pode trazer maiores complicações e mais tempo para resolução. 

Então, se você tem débitos com o governo para sanar, entenda como regularizar os pagamentos para que isso não atrapalhe sua vida financeira! 

O que é dívida ativa? 

Dívida ativa, em resumo, abrange todas as contas que deixamos de pagar para o governo, seja nas esferas municipal, estadual ou federal. 

Essas contas são impostos (IPVA ou IPTU), tributos e multas. Uma vez que essas contas ficam pendentes, as contas passam a ser classificadas como dívidas ativas. 

O IPVA, por exemplo, é inscrito como dívida ativa para com o Estado; já o IPTU é dívida ativa no município. 

Na ausência de pagamento de Imposto de Renda, a dívida vai para a União, que é o governo federal. 

Dívidas tributárias e não-tributárias

As dívidas classificam-se em duas categorias: tributária e não-tributária. No primeiro caso, a dívida tributária inclui impostos de quaisquer naturezas. 

Por outro lado, a dívida não-tributária tem relação com taxas de ocupação, indenizações ou taxas de serviços prestados em lugares públicos que são pagas ao governo.

Esse tipo de dívida prescreve? Pode parcelar?

A dívida ativa prescreve apenas no caso das dívidas tributárias. A Fazenda Pública, portanto, tem o prazo limite de cobrança de 5 anos.  Após isso, a pendência prescreve.

Além disso, para quem deseja fazer o pagamento, é possível parcelar dependendo do valor pendente. 

Por isso é importante perguntar sobre isso na hora de regularizar a situação. Por vezes, o pagamento à vista pode ser mais vantajoso se houver algum tipo de desconto de juros. 

Como regularizar o IPVA?

Para regularizar o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) atrasado, compareça ao posto da Secretaria da Fazenda da cidade de emplacamento do seu veículo.

Com a geração de um boleto é possível quitar a pendência e, após isso, o veículo fica regularizado. 

Como regularizar o IPTU?

Regularize o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do seguinte modo: vá até a Prefeitura do município onde se localiza o imóvel. Consulte o valor do débito, emita a guia de pagamento e busque saber se há como parcelar. 

Depois disso, basta realizar o pagamento para que a situação do imóvel se regularize. 

Além dessas dicas, você pode buscar o auxílio de uma empresa de consultoria financeira especializada. 

A ZR Consultoria Financeira orienta pessoas físicas e jurídicas nas mais diversas necessidades, incluindo o planejamento financeiro para pagamento dessas dívidas.  

Com um planejamento eficiente, você consegue pagar todas as pendências pessoais e impostos que sua empresa deve para o governo.  

Para isso, entre em contato com o nosso consultor José Rubens e saiba como proceder para organizar os pagamentos pendentes da sua dívida ativa! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é