Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

O que é Inventário Patrimonial?

inventário patrimonial

Uma das questões mais importantes a considerar dentro do plano de gestão financeira empresarial é o inventário patrimonial. Essa etapa – apesar de trabalhosa – é crucial para conhecer o patrimônio total da empresa e seu respectivo valor.

Contudo, nem todas as empresas conseguem fazer isso de forma eficiente e, ainda, há aquelas que nunca fizeram um levantamento de todos os ativos físicos da organização.

Para saber mais sobre o que é o inventário patrimonial e porque ele precisa ser feito, continue lendo este post da ZR Consultoria Econômica e Financeira!

O que o inventário patrimonial e para que serve?

O inventário é uma lista de registro que facilita o controle dos equipamentos, permitindo a conservação  e a redução dos custos de manutenção.

Em resumo, o inventário é uma lista que pode conter diferentes itens como móveis, imóveis, equipamentos de informática, eletrônicos, maquinários, materiais de papelaria e até mesmo a marca da empresa. 

Assim, o inventário registra e classifica, segundo o valor de cada ativo, sua finalidade, seu estado de conservação e sua frequência de uso.

Além disso, também é possível registrar no inventário quais departamentos utilizam mais determinado tipo de ativo, melhorando o controle da alocação e evitando os riscos de extravio de itens. 

Quando o  inventário deve ser feito?

O inventário deve começar a ser feito assim que a empresa se estabelece, porque facilita o registro dos itens.  Após a primeira lista produzida, o recomendado é que ela seja atualizada periodicamente, a cada nova aquisição da empresa. 

Ademais, o inventário pode ser feito por equipes internas ou por especialista de uma empresa de consultoria terceirizada. 

Quais as vantagens de fazer um inventário?

O cadastro de bens de uma empresa promove vários benefícios, a começar por facilitar a proteção dos ativos. Com um registro atualizado, pode-se contratar os serviços de segurança patrimonial para zelar pelos bens, evitando furtos, roubos e danos. 

Do mesmo modo, caso a empresa planeje fazer um financiamento, as informações levantadas no inventário oferecem dados precisos sobre os bens. Esses bens, por sua vez, podem ser dados como garantia ao empréstimo.

Além disso, existe a questão da conservação do patrimônio. Se você sabe quais ativos existem em sua empresa, é possível administrar, conservar e fazer a manutenção de forma mais eficaz e periódica. 

Então, precisa fazer o inventário patrimonial em sua empresa? Fale com a ZR e confira nossos serviços de consultoria em gestão patrimonial!

 

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Fale com Consultor Financeiro whatsapp