Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

O que é Supply Chain Finance?

Supply Chain Finance

Navegue por tópicos!

Já ouviu falar no termo “Supply Chain Finance” alguma vez? Esse conceito vem crescendo cada vez mais no mundo corporativo, surgindo como uma ferramenta que ajuda os empreendedores a gerirem seus negócios com maior facilidade.

O objetivo do “Supply Chain Finance” é, de fato, tornar a gestão de processos mais eficiente e prática, ajudando também a reduzir custos, consequentemente. 

Quer saber mais como isso funciona na prática e como sua empresa tem a se beneficiar dessa ferramenta? Saiba mais neste artigo da ZR Consultoria Financeira

O que é Supply Chain Finance?

O termo Supply Chain é bastante conhecido no cenário logístico, referindo-se à cadeia de suprimentos. Mas, no mundo das finanças, isso abrange o processo de gestão de toda a cadeia financeira, incluindo:

  • A compra de matérias-primas e produtos;
  • O pagamento de fornecedores;
  • Distribuição de produtos para os clientes, etc.

Desse modo, o Supply Chain Finance assegura a eficiência do fluxo produtivo de forma otimizada e ágil, impactando no caixa da empresa. 

Como funciona a cadeia de suprimentos financeira?

Em resumo, esse conceito é uma forma de financiamento para as empresas, na qual elas organizam suas contas por meio de soluções financeiras tais como a antecipação de recebíveis.

Assim, podem pagar seus fornecedores e credores antes mesmo de receberem dos clientes pela compra dos produtos. Esse método, conhecido também como fatoração reversa, reduz o risco de interrupção da cadeia de suprimentos. 

Portanto, permite que compradores e fornecedores otimizem seu capital de giro. Veja todo o processo: 

  • O comprador adquire insumos, produtos ou serviços do fornecedor;
  • O fornecedor emite a fatura com o valor referente ao produto/insumo ou serviço ao comprador. Normalmente, essa fatura tem um prazo determinado de pagamento, por exemplo, 30 dias, 60 dias ou 90 dias;
  • O comprador aprova a fatura para pagamento;
  • O fornecedor solicita o pagamento antecipado na fatura;
  • O financiador (banco ou instituição financeira) envia o pagamento ao fornecedor, com pequena cobrança de taxa;
  • O comprador paga o financiador na data de vencimento da fatura.

O mais interessante dessa operação é que, enquanto o fornecedor recebe em dia pelo fornecimento dos produtos, o comprador tem mais tempo para pagar a dívida, sem contrair uma nova. Assim, evita-se o efeito cascata de dívidas, um dos principais motivos pelos quais muitas empresas perdem o controle em sua gestão e caixa. 

Benefícios para fornecedores

Com o modelo de Supply Chain Finance, os fornecedores conseguem receber o pagamento antecipado, o que não seria possível de outro modo. Por consequência, a inadimplência é reduzida, diminuindo igualmente os riscos da operação, ao passo em que aumenta o capital de giro. 

Além disso, o custo do financiamento é geralmente mais baixo para os fornecedores em comparação com outras soluções financeiras – factoring, por exemplo. Do mesmo modo, os fornecedores podem fazer uma previsão de caixa mais efetiva e precisa, uma vez que há certeza do recebimento dos pagamentos. 

Benefícios para compradores

Melhora a eficiência da cadeia de abastecimento 

Ao oferecer o financiamento da cadeia de suprimentos aos fornecedores, os compradores mitigam a probabilidade de uma futura interrupção do abastecimento de estoque, o que poderia afetar suas vendas. 

Fortalece o relacionamento das empresas com seus fornecedores

Com os pagamentos garantidos, compradores e fornecedores experimentaram uma grande melhoria em seu relacionamento comercial.  Afinal, os riscos de “calote” são quase nulos, retirando a pressão extra que isso causaria nas transações comerciais entre ambos. 

ZR Consultoria: ajudando sua empresa em todo esse processo 

A ZR Consultoria Financeira é uma empresa especializada em planejamento estratégico empresarial, tendo grande expertise na elaboração de planejamento financeiro para alavancar o seu negócio. Orientamos também nossos clientes quanto ao serviço de antecipação de recebíveis, dando dicas sobre a operação para você obter todos os benefícios que ela oferece.

Fale conosco! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Quais são as contas do balanço patrimonial
Blog

Quais são as contas do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um dos demonstrativos financeiros e contábeis mais importantes na gestão de um negócio. Ele é composto pela discriminação de ativos e

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.