Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

O que é um orçamento base zero – OBZ?

orçamento base zero

O termo Orçamento Base Zero (OBZ) é muito citado no meio empresarial e nas finanças privadas e públicas. Logo, esse conceito faz parte do planejamento estratégico corporativo, visando criar um orçamento empresarial consolidado e alinhado às estratégias de negócios. 

Nesse sentido, cabe abordamos a questão do Orçamento Base Zero em mais detalhes, de modo que você saiba como isso pode interferir no crescimento da sua companhia. Então, continue lendo este post da ZR Consultoria Financeira! 

Definição de Orçamento Base Zero (OBZ)

Em linhas gerais, Orçamento Base Zero (OBZ) consiste em uma ferramenta de cunho estratégico, que é aplicada no desenvolvimento do Planejamento Orçamentário empresarial. Esse planejamento orçamento, por sua vez, abrange um determinado período de tempo a partir de uma base zerada.

E o que isso significa? Em suma, significa que o OBZ não considera custos, receitas, despesas e investimentos realizados em exercícios anteriores (Base Histórica).

Por que o OBZ é importante?

Essa metodologia é fundamental no planejamento orçamentário empresarial porque desconstrói a ideia de que a companhia terá o mesmo volume de despesas de anos anteriores. 

Afinal, em um orçamento convencional, em muitos casos os gestores e analistas financeiros consideram a inclusão dos gastos do exercício anterior no planejamento corrente. Além disso, também podem levar em conta o alcance das mesmas metas de receita, o que pode não ocorrer no momento presente. 

A ideia, portanto, é gerar um orçamento menos inchado e mais alinhado às estratégias concretas das empresas. 

Quais as vantagens do OBZ?

Se a sua empresa de baseia na base histórica para analisar custos e despesas, A OBZ torna mais fácil detectar despesas e custos supérfluos. Isso porque, ao elaborar o orçamento do zero, o gestor ou analista terá de  avaliar detalhadamente esses pontos.

O benefício, então, é a possibilidade de cortar despesas e redirecionar o orçamento para novos investimentos mais importantes para os negócios. 

Outras vantagens incluem:

  • Remoção de processos que não agregam valor;
  • Melhorias na comunicação dentro da empresa;
  • Realocação de recursos de forma eficiente e em áreas mais necessitadas;
  • Permite e a identidade de orçamentos inflados.

Por outro lado, é válido destacar que a elaboração desse tipo de orçamento pode levar mais tempo do que o orçamento tradicional, demandando treinamentos, adoção de ferramentas de gestão orçamentária e até a busca de uma consultoria financeira especializada em OBZ

Se a sua empresa busca orientação para a produção da OBZ, fale com um dos especialistas da ZR Consultoria Financeira

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
orçamento base zero
Blog

O que é um orçamento base zero – OBZ?

O termo Orçamento Base Zero (OBZ) é muito citado no meio empresarial e nas finanças privadas e públicas. Logo, esse conceito faz parte do planejamento

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.