Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

O que faz uma Consultoria tributária empresarial?

Consultoria tributária empresarial

Em um país com tantos tributos e taxas para pagar, as empresas brasileiras precisam ter um planejamento tributário preventivo ainda mais efetivo e detalhado. Mas, no caso de pequenas e médios empreendimentos, nem sempre é possível preparar esse tipo de planejamento internamente. 

Por isso, contar com uma consultoria tributária empresarial de uma empresa especializada é o primeiro passo para rever cargas tributárias. Assim, é possível reduzir o passivo tributário e aumentar os lucros e a competitividade de uma empresa. 

Quer entender melhor sobre como funciona o trabalho de uma consultoria tributária e quais as vantagens para os seus negócios? Saiba mais neste artigo da ZR Consultoria Empresarial!

O que é um serviço de consultoria tributária?

Se a sua empresa precisa rever medidas de redução de despesas com tributos ou deseja ampliar os lucros por meio da revisão de carga tributária, a consultoria com um especialista pode ajudar. 

Em suma, o especialista elabora ou reformula o planejamento tributário preventivo, que tem como objetivo revisar o pagamento indevido de impostos. Além disso, o planejamento possibilita corrigir erros de execução nas rotinas fiscais empresariais. 

Adicionalmente, o planejamento preventivo tributário permite implementar, de forma legalizada, alguns processos que levam à diminuição no valor dos tributos e de custos gerais.

Quais impostos devem ser recolhidos pelas empresas?

Basicamente, os impostos são classificadas em 3 categorias: municipais, estaduais e federais. No âmbito municipal. as empresas são obrigadas a recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS) de qualquer natureza. Já o ICMS (Imposto Sobre Circulação De Mercadorias e Prestação De Serviços) é o tributo estadual obrigatório para todas as empresas que comercializam produtos/serviços. 

Os tributos federais são em maior quantidade e normalmente “pesam” mais no caixa das empresas. Confira abaixo os principais impostos federais que não podem deixar de ser pagos pelas companhias brasileiras ou que operam no país:

  • Imposto De Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Contribuição Para O Programa De Integração Social (PIS);
  • Contribuição Social Sobre O Faturamento Das Empresas (COFINS);
  • Imposto Aplicado Sobre Movimentações Financeiras (CPMF);
  • Imposto Sobre Importações (II).

Além de todos esses impostos, existem, igualmente, algumas contribuições previdenciárias, nas quais também incidem impostos diretos e indiretos. 

Quais impostos devem ser recolhidos pelas empresas?

As contribuições previdenciárias cujo recolhimento são de responsabilidade do empregador envolvem o:

  • INSS (Instituto Nacional Do Seguro Social);
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • IRRF,  ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS (todos impostos indiretos sobre a contribuição previdenciária). 

Do mesmo modo, é preciso recolher impostos diretos  como Imposto de Renda, Contribuição Social, adicional do Imposto de Renda etc.

Por que fazer a gestão tributária com uma consultoria especializada?

Planejar, revisar e ajustar a carga tributária é essencial para que as empresas podem mitigar prejuízos e alcançar o lucro de forma inteligente. Então, quando uma organização opta por fazer seu planejamento tributário preventivo com um especialista, ele faz com que sua empresa seja mais rentável e competitiva no mercado.

Por isso, se você deseja organizar a área tributária da sua empresa para torná-la mais forte e aumentar sua margem de lucros, conte com a experiência da ZR Consultoria! 

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Fale com Consultor Financeiro whatsapp