Como está a organização financeira da sua empresa? Se você precisou pensar muito para responder, é sinal de que algo precisa ser melhorado.
Normalmente, sempre há pontos de melhoria que podemos implementar para tornar a organização financeira corporativa mais eficiente, levando benefícios para toda a empresa.
Sendo assim, continue lendo este artigo da ZR Consultoria Financeira e veja como aprimorar a gestão de finanças da empresa!
O que é organização financeira?
À primeira vista, o conceito de organização das finanças parece algo muito simples: manter as contas pagas, os lucros aumentando e as dívidas bem longe do seu negócio.
Mas esse trabalho vai muito além do que simplesmente organizar em uma planilha o dinheiro que entra e o que sai do caixa corporativo.
Portanto, esse tipo de organização de contas abrange também um planejamento detalhado e a rígida gestão de recursos para que sejam otimizados da melhor forma.
Além disso, a organização das finanças exige muito alinhamento entre setores de uma empresa e a análise dos resultados das ações implementadas.
Quais os benefícios da organização empresarial financeira?
Como empreendedor ou gestor de empresa, você certamente deseja que os negócios tenham sucesso e que a corporação se mantenha sólida.
Desse modo, tenha em mente que a gestão financeira tem impacto direto no crescimento sustentável do seu negócio.
Sabendo gerir as finanças com eficiência e levando em conta as análises dos números, você garante para a sua empresa:
- Redução de custos e corte de despesas supérfluas;
- Otimização dos recursos para posterior investimento no que realmente interessa para a sua corporação;
- Maior segurança financeira, inclusive para driblar crises externas e manter a estabilidade interna em relação aos seus colaboradores;
- Retorno de investimento – organizar as finanças significa não se aventurar no mercado e ter total foco no retorno de investimento.
3 dicas para organizar as finanças da sua empresa
Use um sistema de gestão automatizado
Contar com a ajuda da tecnologia é sempre uma boa ideia para gerir as finanças do seu negócio.
Um sistema ERP, por exemplo, facilita a produção de relatórios gerenciais e fornece dados para tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.
Normalmente, em um software de gestão de finanças e contábil, os gestores têm acesso a informações separadas ou compiladas sobre:
- Estoque;
- Fluxo de caixa;
- Folha de pagamentos;
- Pagamentos a fornecedores;
- Balanços patrimoniais,
- Margem de lucro, ROI e muito mais.
Faça uma auditoria de contas periódica
A auditoria permite avaliar se os resultados esperados no seu planejamento estão sendo alcançados.
Além disso, a auditoria serve para identificar pontos falhos e melhorias necessárias na gestão e na organização financeira.
Muitas vezes, é durante a auditoria que graves erros, inclusive desvios de recursos, surgem à luz dos olhos dos gestores.
Conte com uma consultoria financeira especializada
No caso das pequenas empresas, nem sempre é possível para os gestores organizarem todos os departamentos.
Portanto, a solução pode estar na contratação de uma consultoria especializada, que se responsabiliza por planejar e organizar as contas da sua empresa, além de dar dicas essenciais para a administração mais efetiva empresarial.
Esse é o papel da ZR Consultoria Financeira, uma empresa que atua há dezenas de anos no mercado financeiro auxiliando empresas, como a sua! Fale conosco!