Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Passo a passo para calcular o capital de giro

Como calcular o capital de giro

Quem pensa em empreender precisa planejar, estudar e se preparar para gerenciar um negócio. Em todo esse processo, é essencial conhecer algumas nomenclaturas e fatores intrínsecos ao negócio, como fluxo de caixa, consultoria financeira e capital de giro.

E por falar em capital de giro, você sabe o que é isso? Sabe qual a importância disso para sua empresa e como calcular o mesmo sem erros? A ZR Consultoria Financeira elaborou este post para te explicar, em detalhes, o passo a passo do cálculo do capital de giro de um jeito muito simples? Vamos aprender mais? 

O que é capital de giro?

Este termo significa Recurso de rápida renovação, certamente afeta muitos aspectos do seu negócio, desde o pagamento de funcionários e fornecedores até o planejamento para um crescimento sustentável a longo prazo. Em resumo, capital de giro é o dinheiro disponível para atender às suas obrigações atuais e de curto prazo.

Para garantir que o mesmo seja efetivo, é necessário calcular o montante atual, projetar suas necessidades futuras, considerando estratégias para garantir dinheiro suficiente a longo prazo.

3 razões pelas quais sua empresa precisa saber do Recurso de rápida renovação

As diferenças sazonais no fluxo de caixa são típicas de muitas empresas, fazendo com que haja uma necessidade maior de capital extra. Assim, é possível se preparar para um período de “vacas magras”, mantendo a empresa funcionando mesmo com menos dinheiro entrando no caixa.

Além disso, esse patrimônio financeiro extra pode ajudar a melhorar seus negócios, por exemplo: permitindo que você aproveite os descontos de fornecedores comprando em grandes quantidades. 

Outro motivo é que o capital de giro, decerto, também pode ser usado para pagar funcionários temporários ou para cobrir outras despesas relacionadas a um novo projeto. 

Como calcular o capital de giro?

Para calcular o quanto sua empresa tem de recurso de rápida renovação, deve considerar os seguintes fatores:

  1. Faça a somatória de todo o dinheiro que há em caixa; 
  2. Some o dinheiro em caixa com todo o dinheiro equivalente aos produtos que mantém em estoque;
  3. Desse total, faça a subtração de valores como salários de funcionários, pagamento de impostos e pagamento de fornecedores, empréstimos, etc.

Pronto! O montante que sobrar é o seu capital de giro. E é fundamental que você fique atento ao ciclo do capital de giro. Ou seja, isso representa o período que a sua empresa leva entre comprar dos seus fornecedores e receber dos seus clientes.

Compreender verdadeiramente suas necessidades do recurso de rápida renovação, muitas vezes envolve uma análise de entrada e saída de dinheiro mensais em seus negócios. 

Partes desses cálculos podem exigir projeções financeiras orientadas por resultados históricos. Além disso, vale considerar novos contratos que espera assinar ou a possível perda de clientes importantes. 

Todos esses fatores são um grande desafio para muitos empreendedores, especialmente se sua empresa estiver crescendo rapidamente. E é por isso que a ZR Consultoria Econômica está ao lado nessa jornada!

Conte conosco!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.