Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Passo a Passo para fazer um balanço patrimonial

balanço patrimonial

Navegue por tópicos!

A administração empresarial requer atenção com algumas tarefas, dentre elas, o balanço patrimonial. Se você já recebeu orientação de uma consultoria financeira, sabe que o balanço patrimonial é importante para conhecer a realidade financeira do seu negócio. 

A análise do balanço passa por etapas que vão desde o controle de saída e entrada de dinheiro, até a avaliação do patrimônio como um todo. 

Pensando nisso, a ZR Consultoria vai te explicar neste artigo o que é o balanço, o que ele inclui e como fazê-lo em passos simples. Saiba mais! 

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é o mais importante das três principais demonstrações financeiras usadas para ilustrar a saúde financeira de uma empresa. Os outros dois são a demonstração do resultado e a demonstração do fluxo de caixa.

Assim, um balanço de patrimônio ajuda as partes interessadas e analistas de negócios a avaliar a posição financeira geral de uma empresa. Além disso, podem avaliar a capacidade do empreendimento de pagar por suas necessidades operacionais. 

É possível, ainda, usar esse demonstrativo financeiro para:

  • Determinar como cumprir suas obrigações financeiras;
  • Encontrar as melhores maneiras de usar o crédito para financiar suas operações. 

O balanço patrimonial normalmente contém detalhes de anos anteriores, ajudando os analistas na comparação de crescimento ou de perdas em anos consecutivos. 

Decerto, esses dados irão ajudá-lo a monitorar seu desempenho e a identificar maneiras de aumentar suas finanças.

Como funciona um balanço patrimonial

Todas as contas empresariais são categorizadas como como um ativo, um passivo ou patrimônio líquido. Os itens listados nos balanços podem variar dependendo do setor, mas, em geral, o balanço é dividido nessas três categorias.

Ativos

Os ativos são normalmente organizados em ativos líquidos: o dinheiro em espécie ou ativos que podem facilmente ser convertidos em dinheiro. Além disso, há os ativos não líquidos, que não podem ser rapidamente convertidos em dinheiro, como terrenos, edifícios e equipamentos. Eles também podem incluir ativos intangíveis, como contratos de franquia, direitos autorais e patentes. 

Passivos

Os passivos são despesas da empresa e são divididos nas categorias atual e de longo prazo. Os passivos circulantes são aqueles com vencimento em um ano e incluem itens como:

  • Contas a pagar (faturas de fornecedores);
  • Salários;
  • Deduções de imposto de renda;
  • Pagamentos de planos médicos;
  • Aluguel de edifícios e equipamentos;
  • Empréstimos temporários, etc.

Os passivos de longo prazo são aqueles que vencem após o período de um ano. Isso pode incluir qualquer dívida de longo prazo, como juros e principal de títulos, e quaisquer passivos de fundos de pensão. 

Capital próprio

O patrimônio líquido é aquele que permanece após a subtração do passivo dos ativos. Já os lucros retidos são retidos pela corporação, ou seja, não pagos aos acionistas na forma de dividendos.

Os lucros retidos são usados ​​para pagar dívidas ou são reinvestidos no negócio, a fim de se aproveitar as oportunidades de crescimento. Enquanto uma empresa está em fase de crescimento, os lucros retidos são usados com objetivos de financiar a expansão.

Como fazer o balanço patrimonial?

Para criar seu balanço patrimonial, siga as etapas:

  1. Defina o período do balanço: de seis em seis meses, por exemplo; 
  2. Faça o levantamento de todos os ativos que sua empresa possui no momento – isso inclui também o dinheiro investido em estoque de produtos;
  3. Levante todos os passivos de sua empresa dentro do período avaliado;
  4. Faça o levantamento do patrimônio líquido empresarial;
  5. Some todos os elementos (ativos, passivos e patrimônio líquido).

A partir desse documento, você poderá fazer uma melhor gestão dos negócios a curto, médio e longo prazos. 

Consultoria financeira para auxílio de relatório contábil

Se você tem uma pequena empresa e não tem tempo de realizar todo esse levantamento sobre o patrimônio do seu negócio, conte com a consultoria da ZR Consultoria Financeira

Nossos especialistas possuem um amplo know-how na elaboração e na análise de relatórios contábeis, orientando sua equipe de forma eficiente!

Fale conosco!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
investidores para a minha empresa
Blog

Como conseguir investidores para a minha empresa

Muitas startups têm surgido no Brasil nos últimos anos, um movimento impulsionado pelo comportamento de empreendedorismo dos brasileiros. Com uma grande ideia na cabeça, um

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.