Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Perícia Financeira em contratos bancários

pericia financeira

Em um momento de crises e incertezas por conta da pandemia de COVID-19, muitas empresas estão endividadas e buscando uma luz no fim do túnel. Contudo, antes que essas dívidas virem uma “bola de neve” e se tornem “impagáveis”, é possível recorrer ao trabalho da perícia financeira.

Mas você sabe como uma perícia financeira pode te ajudar a avaliar contratos bancários e possíveis juros abusivos? Isso é o que vamos abordar neste artigo da ZR Consultoria Financeira. Confira!

Dívidas e juros abusivos de contratos bancários

Um levantamento feito pelo Serasa Experian em 2019 aponta que, no primeiro quadrimestre do referido ano, mais de 63 milhões de brasileiros carregavam algum tipo de dívida, culminando na negativação de CPFs. 

Isso significa, portanto, uma parcela de 40,4% da população adulta do país endividada em contas como cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículo, dentre outras despesas. 

O valor das dívidas, inegavelmente, é influenciada pelos juros abusivos e encargos moratórios cumulativos cobrados pelas instituições bancárias. O que, de fato, vai na contramão das regras estabelecidas pelas Súmulas 30 e 472 do S.T.J e pela Resolução 1.129 do Banco Central (Bacen). 

Qual o papel da perícia financeira contra os juros abusivos?

Algumas pesquisam mostram que apenas 3% dos brasileiros contestam os contratos bancários na justiça. E, dessa parcela, 97% fica à mercê de processos lentos e renegociações que, na maioria das vezes, levam a valores com juros embutidos bem “camuflados”.

Pois é em casos como esses que o serviço de perito financeiro bancário se faz primordial. Assim, um perito financeiro ou contábil, que tenha conhecimento em direito bancário, pode trabalhar em conjunto com seu advogado para rever cláusulas, analisar pontos importantes do contrato e apontar possíveis abusos. 

É possível ganhar uma causa com a perícia financeira bancária?

Conforme já mencionamos aqui, apenas 3% dos brasileiros entram na justiça contra as instituições bancárias. E isso ocorre porque acreditam que os bancos sempre ganham a causa, ou porque consideram o processo judicial uma perda de tempo. 

Mas é importante saber que a lei está em favor dos consumidores/ clientes, especialmente quando estão apoiados por laudos técnicos. Porém, vale dizer que tais laudos devem feitos por um perito especializado, embasando a petição do advogado de forma robusta e sólida. 

Portanto, se sua empresa tem uma dívida bancária e você acha que está pagando juros acima da média, não hesite em procurar por peritos financeiros e contábeis qualificados! 

Afinal, profissionais como os especialistas da ZR Consultoria contam com a experiência comprovada na área, oferecendo à sua empresa mais tranquilidade e eficiência para organizar a saúde financeira dos seus negócios.

Entre em contato com o nosso especialista!

 

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor