Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

PIX para PMEs: 8 em cada 10 empresas que utilizam registram menor perda de faturamento

Pix para PMEs: 8 em cada 10 empresas que utilizam registram menor perda de faturamento

Navegue por tópicos!

Entre as melhores inovações do sistema financeiro brasileiro nos últimos tempos está o PIX. O sistema de pagamentos tem sido um fator relevante no planejamento estratégico empresarial.

Afinal, ele permite às empresas reduzirem custos e terem menor perda de faturamento, uma vez que não há cobrança de taxas de transferência.

Sua empresa já utiliza o PIX? Se ainda não, confira as vantagens que o sistema oferece para o seu negócio! 

Taxas bancárias atrapalham os pequenos empreendedores?

As empresas que oferecem produtos ou serviços precisam tentar reduzir os custos envolvidos para manter o negócio funcionando. 

Mas isso não é uma tarefa muito fácil, haja vista que o Brasil é conhecido por tantos impostos e taxas municipais, estaduais e federais. 

Além disso, as taxas cobradas por transações bancárias de recebimento e transferência de dinheiro representam um custo extra para os pequenos empreendedores.

Contudo, o PIX para PMEs, como um sistema de pagamento válido, surgiu para amenizar os problemas.

Setores da economia que usam o PIX

Uma pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostra que boa parte das PMEs já aderiu a PIX. 

Segundo a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, 77% dos pequenos empreendimentos usam o sistema de pagamento instantâneo e tiveram redução da queda de faturamento, o que significa 33% de perda no caixa das empresas. 

Em compensação, os negócios que ainda não utilizam o sistema registraram queda de faturamento de 44%.

Além disso, as empresas do segmento de varejo são as que mais se beneficiam do PIX: 86% delas usufruem do sistema. Depois do comércio, os segmentos que mais utilizam o PIX são Indústria (73%), Serviços (72%), Agropecuária (69%) e Construção Civil (65%).

Pandemia contribuiu para uso do sistema de pagamento instantâneo

A Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios também mostrou que os serviços veterinários e pets shop, tão impactados pela pandemia, são as áreas que mais usam o PIX.  

De acordo com o estudo, 93% das empresas da área pet passaram a contar com o sistema, assim como ocorreu com os empreendedores dos serviços de saúde e de alimentação. 

Além disso, 87% das empresas de beleza e 86% das academias começaram a usar o PIX, até para driblar a crise causada pela pandemia.

Quais os benefícios do PIX para as PMEs?

O sistema de pagamento surgiu para facilitar muito as transações de pagamento, recebimento e transferência. 

Por meio da chave PIX ou de QR Code, os usuários realizam pagamentos e transferências em tempo real, aproveitando a disponibilidade 24 horas que o sistema oferece.

Além disso, uma das questões mais atrativas são as isenções de taxas para consumidores, o que leva à redução de custos e, consequentemente, à menor perda de lucros por parte das PMEs. 

Para empresas que precisam fazer um grande volume de pagamentos e transferências, a isenção das taxas representa uma economia gigante para o caixa das empresas. 

Portanto, vale conhecer melhor o sistema para tirar o melhor proveito dele.

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas! 

Continue acompanhando o blog da ZR Consultoria Financeira e conheça também nossos serviços para alavancar os seus negócios! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.